terça-feira, 23 de junho de 2015

Captain America Vol 1 101 e 102 - Maio e Junho/1968



EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE / 1968Daredevil 42

Uma missão bem perigosa para o Capitão América, mais uma vez envolvendo seu grande inimigo Caveira Vermelha, que guardava mais uma surpresinha para o mundo.



O Capitão captura um criminoso de guerra nazista, mas Nick Fury intercede no ato e libera o terrorista, que vai embora. Quando o Capitão pergunta o que estava acontecendo, Fury explica que estava seguindo o nazista e investigava algo maior.



Para surpresa de todos, esse algo maior era o Caveira Vermelha. Ele não morreu no ultimo encontro que teve com o Capitão América, escapando do submarino em um módulo anti-radiação. Seu novo plano envolvia mais um Hibernante, muito mais poderoso que os três anteriores.



Rogers segue o sinal implantado no nazista betado por Fury e encontra todo o grupo junto com o Caveira recebendo uma chave de cristal que deveria controlar o novo Hibernante. Capitas enfrenta os bandidos mas vê o enorme robô surgindo no meio da terra, soltando jatos de lava e destruindo tudo o que estava em sua frente.



O Hibernante conseguia se locomover pelo subsolo, alterando sua forma molecular. O ataque do robô causa enorme destruição, forçando a fuga dos nazistas junto com o Caveira. O Capitão América segue a trilha e consegue recuperar o cristal que podia controlar a criatura ameaçadora.



Mesmo com Fury tentando manter a agente 13 longe do perigo, ela acaba se envolvendo e ajuda o Capitão na missão de deter o ser destruidor. A pancadaria rola solta até que o Hibernante volta à superfície e interrompe a luta.



Os nazistas fogem e Rogers fica com sua amada enfrentando o enorme robô, tomando uma bela surra. Quando a agente 13 começa a se desesperar de medo com a situação, o cristal que controlava o Hibernante reage aos sentimentos da moça e o ser começa a falhar. O medo da moça era tanto que, sob influencia do cristal, o robô acaba tendo sua forma molecular influenciada e se desintegra no ar.



Confesso que achei a história um pouco longa demais para o enredo, e no fim a resolução é muito simplória. Por qual motivo o Caveira Vermelha criaria uma chave que absorve sentimentos e os transfere para o Hibernante? Sei lá... Não fez muito sentido. Ao menos no final o Caveira deixa uma mensagem de terror no ar, dizendo que sabia como atingir o Capitão ao conhecer a amada agente do herói.



E as soluções para decisões erradas que os roteiristas tomavam são bem rasas. Nick Fury chega a dizer para a agente 13 que o Capitão América morreu durante a missão de interceptar o Caveira, o que já é absurdo. Quando fica sabendo, o Capitão concorda com a bizarrice, dizendo que pelo menos ela estará à salvo (mesmo tendo um Hibernante destruindo o mundo). E por fim ela aparece do nada dizendo que forçou Nick Fury a contar a verdade. Isso eu aceito, afinal essa desculpinha do comandante da SHIELD foi ridícula.



Uma última curiosidade sobre a edição 101 é o fato da capa dessa revista ter sido alterada graças a uma reclamação do Comic Code. Eles disseram que a feição do Caveira Vermelha era muito assustadora!



http://marvel.wikia.com/Captain_America_Vol_1_101

http://marvel.wikia.com/Captain_America_Vol_1_102


Publicada no Brasil
Homem de Ferro e Capitão América (Capitão Z) 3ª Série - n° 22 e 23

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.