terça-feira, 17 de março de 2015

X-Men Vol 1 37 a 39 - Outubro a Dezembro/1967



EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE /
<Fator Três>
1967
Tales Of Suspense 92 -
Capitão América

Finalmente o grande embate chegou. Os X-Men chegam à Europa buscando descobrir o paradeiro do Professor Xavier, e a ação do Fator Três é imediata. O pano de fundo é, mais uma vez, a dominação mutante, mas os jovens alunos não tem só esse interesse.





O grupo liderado por Scott Summers voava para a Europa, enquanto o sinistro representante do Fator Três analisava as imagens mentais que eles extraíram de Charles Xavier, entendendo o que levava os jovens a derrotar seus oponentes.


Decidido a acabar com a ameaça, ele comanda a imediata derrubada do avião que transportava os X-Men. Com medo de prejudicar os demais passageiros do vôo, os jovens mutantes decidem pular do avião, atraindo a atenção da aeronave que os atacava (demonstrando que ninguém controlava a saída de emergência e que se dane a despressurização!). Eles passam um pequeno perrengue na queda, mas conseguem chegar ao chão à salvo.



Os jovens colocam seus uniformes e são atacados pelos robôs aranha mencionados pelo Homem Aranha tempos atrás. Por causa do grande número de robôs, os mutantes são obrigados a fugir, mas acabam entrando em uma nuvem de gás do sono e acabam caindo inconscientes.


Quando acordam, os jovens descobrem que estão presos dentro de uma redoma em uma instalação do Fator Três. Eles conhecem o Morfo e o líder do grupo terrorista, que informa que eles estão sendo julgados pela traição e serão acusados por quatro de seus inimigos: Unus e Blob, Vanisher e o Mestre Mental (que deixou de ser uma estátua graças a um feitiço mal feito).


Os X-Men vêem imagens do Professor X preso, junto do Banshee, e o julgamento começa com cada um dos vilões contando suas historias e acusando o grupo de trair a raça homo superior. O Mutante Mestre do Fator Três anuncia que os planos deles ainda contemplavam iniciar a terceira guerra mundial para que a raça humana se destrua e ele possa liderar os mutantes à dominação mundial.


Os jovens são presos a uma máquina com o raio do esquecimento, que apagaria todas as memórias do grupo, mas Jean Grey usa seus poderes para jogar gelo produzido Bobby Drake e causar um curto-circuito na máquina. Eles se libertam, mas são avisados pelo Mutante Mestre que o plano de guerra já tinha sido iniciado.



O Fera sente a vibração do local e pede que todos fujam pois havia uma bomba escondida. Os jovens mutantes pegam duas naves do Fator Três e abandonam a instalação, que vai pelos ares. Morfo questiona o Mutante Mestre sobre o porquê dessas duas naves terem sido deixadas lá, mas a resposta não é das mais tranquilas e o comandante da organização começa a demonstrar seu lado mais ditador.




Algumas transmissões de rádio entre as bases do Fator Três são captadas pelos X-Men e eles se dividem, indo para a União Soviética e para algum lugar nos EUA, a fim de impedir seus inimigos de explodir instalações militares em ambos os países e causar a guerra entre eles. Entretanto, os dois grupos tem que enfrentar os próprios militares dos locais, que não acreditam na história e acham que os mutantes armavam tudo.




Xavier estava acordado em uma outra base do Fator Três e tenta argumentar com o Morfo, que revida com violência, mas é impedido pelo Mutante Mestre. A reação de seu líder deixa o mutante do mal desconfiado.




Os dois grupos conseguem êxito em suas missões e os dois locais acabam tendo seus respectivos perigos neutralizados, apesar da fuga de todos os mutantes do mal. Os X-Men voltam ao quartel general do Fator Três, encontram todos os mutantes lá de volta e um novo combate se desenhava...




... até que Charles Xavier aparece solto e começa a convencer o grupo leal ao Mutante Mestre que o líder deles não tinha interesse em mantê-los, por tudo o que já havia feito para preservar os mutantes do bem. Ameaçado, o líder do Fator Três ordena um ataque de robôs à todos que estavam no local.




Banshee também percebe que estava livre e ajuda na briga, soltando seus gritos ultra-sônicos, e um deles atinge o Mutante Mestre, que se desintegra e se revela um alienígena do planeta Sirius. Ele confessa que manipulou todos os mutantes para dominar a Terra para seu próprio povo, mas não se entrega e acaba morto.




Nesse momento, o verdadeiro Charles Xavier aparece na sala. O anterior era o Morfo, revelando ser metamorfo e agindo assim para descobrir a verdade sobre o Mutante Mestre (por mais estranha que essa revelação possa ter sido, graças ao estranho texto utilizado no quadrinho).




A momentânea parceria entre mutantes deu certo e uma esperança surge nas crenças de Xavier e sua utopia de um mundo com todos os mutantes aliados.




Mas a história só acaba após a Garota Marvel mostrar aos seus colegas seus novos uniformes. Ela havia desenhado cada um deles para que agora eles tivessem roupas que não denotassem uma dependência entre eles, sendo que cada um tinha seu próprio design (incluindo mais uma mini saia no universo Marvel).




Tirando um ou outro erro dos roteiristas, a história é bem interessante e surpreendente. Destaco as pequenas falhas ocorridas quando os soldados da Europa Oriental estão conversando em inglês à ponto dos jovens mutantes entenderem (ou descobrirmos que a Garota Marvel e o Anjo sabem falar alemão...




... e o narrador da história anunciando o Vanisher como um vilão vermelho, sendo que ele usa roupas verdes...




... dentre outros menores, na edição 39, misturando as cores do Mutante Mestre e do Changelling e causando uma bela confusão na nossa cabeça de leitor.





E uma pequena propaganda da United Airlines, afinal "fly the friendly skies" era o slogan da companhia aérea.




http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_37

http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_38
http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_39

* A partir da edição 38, a revista passou a apresentar uma segunda história, mas são contos sobre a origem dos personagens. Essas histórias serão colocadas no ponto certo da cronologia.



Publicada no Brasil
Sem Informação


0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.