sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

X-Men Vol 1 32 e 33 - Maio e Junho/1967



EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE /
<Fator Três>
1967
Amazing Spider-Man 51 e 52

Uma série de detalhes interessantes e o fim de um mistério entrelaçam essa aventura dos jovens mutantes da escola do Professor Xavier. Aliás, até quando os segredinhos de Xavier vão trazer caos e perigo ao mundo à sua volta?


Tudo começa com os jovens mutantes celebrando o aniversário de Bobby Drake no famoso Café a Go-Go, ouvindo as ridículas poesias de Bernard e dançando com suas respectivas namoradas. Warren apresentou Candy para a galera e Scott aproveita que Jean não tem um par e dança com ela, ainda desconfiando se deveria mesmo demonstrar tudo o que ele sentia pela ruiva.



A festa até foi interrompida por uma gangue de motoqueiros, mas os jovens dão um jeito na situação sem demonstrar seus poderes.




Enquanto tudo isso ocorria, Xavier finalmente mostrava o que havia por detrás das portas trancadas da escola de mutantes... Ele cuidava do Fanático, seu meio irmão, que estava em coma desde que ele foi derrotado pelos X-Men. Charles tentava extrair os poderes obtidos com a gema de Cyttorak de Cain Marko, e desenvolveu um equipamento para tentar trabalhar a mente do enfermo.




Todavia, durante a experiência, uma força externa interfere no equipamento e o Professor X desmaia, enquanto o Fanático desperta e percebe que havia adquirido parte do poder telepático de Xavier. O vilão decide se vingar dos X-Men e prepara a casa para enfrentá-los.




Os X-Men retornam e são surpreendidos pelo Cérebro avisando que eles mesmos eram ameaças. O equipamento quase cai sobre eles após um pequeno terremoto. Os mutantes acabam caindo na armadilha do Fanático quando entram na sala secreta e são atacados pelo enorme inimigo.




O Fanático nocauteia todos os seus oponentes e recebe um contato enviado telepaticamente por alguém do Fator Três, dizendo que eles interferiram no equipamento de Xavier e o salvaram. O grandalhão é convidado a fazer parte do grupo e decide ir até o aeroporto para roubar um avião e ir até a Europa encontrar seus novos recrutadores.




Quando os X-Men se recuperam, Jean usa o amplificador de ondas mentais do Professor para vasculhar a mente de Xavier, que continuava desmaiado. A Garota Marvel descobre que a gema de Cyttorak havia sido encontrada muitos anos antes por um mago conhecido como Ancião e esse mago havia aprisionado o guardião da gema dentro do próprio artefato, e que como não havia mais a proteção da gema, quando Cain encontrou-a, acabou sendo irradiado pelos poderes contidos ali.




Convencidos que só os poderes da gema poderiam deter o Fanático, os jovens tentam encontrar o Ancião usando o Cérebro, mas acabam conseguindo contato com o Dr Estranho, que aparece em sua forma espectral, pois estava em Stonehenge se preparando para um grande desafio. Ele rapidamente aplica uma magia que permite que dois heróis sejam teleportados até o local onde estava a gema de Cyttorak, e Ciclope chama Jean Grey para ir com ele.




Quando encontram a gema, os dois são materializados no mundo astral de Crimson e encontram o guardião aprisionado lá dentro. Eles duelam com o ser monstruoso e só conseguem derrotar o inimigo quando descobrem que aquele mundo não seguia a passagem de tempo da nossa dimensão e enganam o guardião com um relógio (!!!!!?????).




Enquanto o duelo acontecia no mundo astral, Anjo, Fera e Homem de Gelo tentam deter e atrasar a fuga do fanático, mas sem muito sucesso. Quando Jean e Scott retornam, tentam usar os poderes de um protótipo da gema de Cyttorak que eles conseguiram pegar, mas o Fanático rouba o artefato das mão de Scott...




... apenas para ser surpreendido pela pedra, que o transporta para o mundo astral de Crimson.




Mas não acabou... Enquanto toda a confusão acontecia, alguns membros do Fator Três invadem a casa de Charles Xavier e, aproveitando que ele estava inconsciente, o levam. Os jovens mutantes retornam para casa e, para desespero deles, encontram o lugar vazio.




Uma bela aventura, que mostra o desenvolvimento do personagem inimigo dos X-Men, que ainda não tinha bem definidos os seus poderes, sendo visto usando campos de força.




Uma ou outra coisa ficam mal explicadas, como o papo do relógio para derrotar o guardião da gema, e como os X-Men encontraram o Ancião com o Cérebro, se ele só encontrava mutantes...



Os relacionamentos amorosos também evoluem, com Bobby ganhando até uma beijoca e Scott começando a abrir seu coração com Jean.






Mas vai com calma Scott... Já está chamando a moça com apelidos?




E contrariando os momentos mulheres fúteis dos anos 60, quando precisa elas sabem ser bem arrogantes. Vera Cantor fala que ela é que pagou a festa quando pede para tocar uma música para eles dançarem! "Tô pagando!"




E a Candy, quando apresentada ao grupo... Está vesga? Que desenho feio heim! Acho que o desenhista Werner Roth tem problemas em desenhar rostos de frente!



Uma última curiosidade... O Comics Code Authority pediu que a capa da edição 33 fosse alterada pois ela era muito amedrontadora. A capa acabou sendo divulgada tempos depois.




http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_32
http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_33



Publicada no Brasil
Sem Informação



Cronologia X-Men

Cronologia Dr Estranho

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.