sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Secret War Vol 1 1 a 5 - Nick Fury: Guerra Secreta - Abril/2004 a Dezembro/2005


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
06 - MODERN AGE 
Guerra Secreta >
2005
New Avengers 1 a 6
- Novos Vingadores -
Motim

Uma história conturbada e polêmica, cheia de pontas mal costuradas. Porém trata-se de um conto que mostra muito bem a personalidade atualizada de Nick Fury e os limites de suas crenças. O comandante da SHIELD demonstra que não se dá por satisfeito enquanto não alcança seus objetivos, mesmo que isso tenha consequências graves, não importando à quem.





Luke Cage chegava em casa com sua namorada Jessica Jones e é surpreendido por uma intrusa em seu apartamento, para logo depois ser atingido por uma enorme explosão que deixa o herói de aluguel em coma.



Quando fica sabendo do ataque, Nick Fury vai até o hospital e encontra o Punho de Ferro guardando o local junto com Jessica, e eles questionam Nick se ele sabia de algo, deixando um tom de ameaça no ar. Nick se arrepende do que havia feito e ainda acaba levando uma bifa do capitão, que visitava o acidentado e ficou indignado com a presença!



Um ano antes do ocorrido, Nick Fury liderou uma missão que investigava o financiamento dos vilões ciberneticos pelo Consertador. O liso responsável pela manutenção de equipamentos terroristas estava sendo suportado por mais alguém e Nick recebe um telefonema de Natasha Romanoff, dizendo que aquele que eles procuravam estava na Latveria.



Fury leva a informação até o presidente dos EUA, mostrando que o Consertador estava hospedado no castelo de Lúcia Von Barda, a primeira ministra da Latveria, eleita e apoiada pelo próprio governo americano. Fury tenta obter autorização para um plano de ataque, mas o alto escalão do comando americano recusa o projeto e afirma que vai usar de diplomacia.



Insatisfeito e sabendo que algo mais estava escondido, Fury decide agir por sua conta e recruta o Capitão América, Luke Cage, o Homem Aranha, o Demolidor e Wolverine para agirem junto com a Viuva Negra e mais uma jovem agente, em um ato para depor o governo da Latveria.



Voltando ao presente, os ataques não se limitam a Luke Cage. O Demolidor também é atacado e o Homem Aranha andava tendo pesadelos durante o dia. Os dois pressentem que alguma coisa estava errada quando Matt Murdock consulta sua secretaria eletrônica e ouve o recado de Jessica Jones, contando tudo o que aconteceu no hospital.



O Demolidor e o Homem Aranha seguem até o hospital e encontram Nick e o Capitão conversando e lembrando que fazia um ano que eles haviam atacado. Sem lembrar de nada nem de nenhum ataque, Parker e Murdock ficam sem entender todas aquelas acusações, quando o Demolidor pressente algo chegando...



... e uma enorme explosão acontece. Eles passam a ser atacados por uma quantidade enorme de vilões tecnológicos, como o Enguia, o Ardiloso, o Bumerangue e o Mago. 



Wolverine também é atacado na escola do Professor Xavier, mas o problema maior estava no hospital e Nick Fury pede reforços, enquanto o Quarteto Fantástico chegava para ajudar os heróis.



A pancadaria continua até que Lúcia Von Barda chega em uma armadura tecnológica e arma uma bomba de antimateria. Mesmo com os esforços do Coisa e da mulher Invisível, a ameaça continuava, até que Lúcia cai desacordada.




A surpresa de Nick Fury foi a chegada de seu reforço, Daisy Johnson, a jovem agente que havia viajado com os heróis, mas se manteve longe deles. Ela era agente da SHIELD nível 10 e tinha poderes de causar ondas sísmicas, sendo que a última havia sido causada bem no coração da latveriana.



Todos pedem uma explicação por tudo aquilo e o Capitão ameaça contar se Nick Fury não se pronunciasse. Nesse momento, Wolverine também chega ao local junto com alguns X-Men, perguntando as razões de tantos eventos estranho.



Nick então conta todo o plano que ele elaborou um ano antes e os detalhes da invasão, com todos os heróis junto com ele. Eles atacaram o castelo onde Lúcia trabalhava e Daisy também estava lá, sendo que a jovem espiã da SHIELD causa um terremoto que derruba todo o castelo.


Fury pensou que Von Bardas havia sido soterrada, mas aparentemente ela retornara um ano depois do ocorrido para se vingar. Indignados por não lembrarem dessa ação, os heróis perguntam o porquê e Nick afirma que apagara os dois dias da missão da mente de todos eles.



O Capitão acabou tendo sua memória recuperada sem querer, graças a um treinamento da SHIELD, e quis tirar satisfações com Nick. Alucinado com mais uma invasão em sua mente, Wolverine enfia suas garras em Nick Fury, mas acaba tendo seu coração explodido por Daisy.



Ela afirma que se mais alguém tentar algo, ela faria o mesmo, porém mais ninguém tinha o poder de regeneração de Wolverine. A voz de Nick continua saindo da boca do corpo caído no chão e os heróis descobrem que era um modelo de vida artificial da SHIELD. Nick promete desaparecer para sempre, se desculpa e desliga o contato.



A agente Daisy Johnson acaba sendo interrogada por Maria Hill, mas não conta nada sobre Nick Fury. Não se sabe se ela sabia onde ele estava e ela acaba sendo afastada e suspensa da agência. Mas a missão foi feita e Fury mostrou todo o seu lado obscuro, disposto a desobedecer ordens, manipular as pessoas e mexer com o cérebro alheio. O comandante afirma que essa era a única linguagem que vilões daquela laia entendiam.



Uma história que causou grande confusão cronológica no período de sua publicação por causa de atrasos e, consequentemente, confusões com a presença de Nick Fury em outros títulos da Marvel. A mini série começou a ser publicada em abril de 2004 e seguiu até dezembro de 2005, ou seja, mais de um ano e meio para publicar cinco edições.



Na verdade ainda tem mais um especial com a visão dos arquivos de Nick Fury para essa missão. Interessante, mas não agrega nada à história.



Cronologicamente, o ataque final de Lúcia à Nova Iorque acontece depois de Steve Rogers descobrir o Soldado Invernal, porém a missão de Nick Fury na Latveria acontece antes dos eventos que causaram a queda dos Vingadores.



http://marvel.wikia.com/Secret_War_Vol_1_1
http://marvel.wikia.com/Secret_War_Vol_1_2
http://marvel.wikia.com/Secret_War_Vol_1_3
http://marvel.wikia.com/Secret_War_Vol_1_4
http://marvel.wikia.com/Secret_War_Vol_1_5
http://marvel.wikia.com/Secret_War:_From_the_Files_of_Nick_Fury_Vol_1_1


Publicada no Brasil
Coleção Graphic Novels Marvel n° 33 - Guerra Secreta - Salvat


2 comentários :

  1. Caramba que resumo foda! Coloquei um link pra essa sua postagem no meu blog. Essa pérola precisa ser vista por mais gente. Keep writing!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rodolfo! Valeu pela divulgação! Depois me manda o seu site para deixarmos aqui também!

      Excluir

Os comentários são moderados.