domingo, 31 de agosto de 2014

Tales to Astonish Vol 1 90 e 91 - Namor - Abril e Maio/1967


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE / 1967Amazing Spider-Man 44 e 45

Um parente antigo de Namor aparece e mostra ao príncipe submarino que o perigo mora mais perto do que se imagina. Uma batalha da palavra contra a musculatura, mostrando que a população de Atlântida tem a cabeça mais fraca que muitos habitantes da superfície.



Byrrah era primo da Namor desde a época dourada dos quadrinhos (mas as edições que ele aparece durante a década de 50 eu não li...), e ficou quietinho durante todo o tempo que o submarino lutou pela sua posição de príncipe da terra submersa. Mas agora ele decide colocar as manguinhas de fora.



O parente do príncipe submarino começa a fazer discursos inflamados mencionando todas as batalhas ocorridas desde que Namor assumiu definitivamente o trono de Atlântida, dando como principais exemplos Krang e Attumma, e começa a convercer a população que o monarca não passava de um senhor da guerra, governando por meio das batalhas.



A população aparentemente fica ao lado do falastrão e Namor, numa atitude que mais reafirmava a posição de Byrrah do que o depreciava, desafia seu primo para um duelo.



Byrrah manipula as regras e usa um peixe envenenado para atingir Namor, enfraquecendo-o momentaneamente, mas o suficiente para derrubá-lo. Vencedor da peleja, Byrrah é exaltado pela população e Namor fica resignado.



Byrrah entende que deveria assumir a coroa da terra submarina e ordena a prisão de Namor. Usando um campo magnético, a guarda de Byrrah expulsa Namor e o exila para a Ilha do Inferno e ainda tem que ver seu primo sentado ao lado de Krang e de Attumma, descobrindo a tramóia.



Porém, Lady Dorma descobre que Byrrah usou um raio hipnótico na população, e por essa razão todos estavam apoiando as palavras do novo dono do trono. Dorma reverte o poder da arma e Byrrah se vê sem apoio, e é abandonado por Krang e Attumma.



Namor consegue se livrar dos perigos da Ilha do Inferno e volta para Atlântida rapidamente, mas logo descobre que tudo já estava bem novamente.



Essa família real submarina tem que usar um pouco mais o cérebro para tomar suas decisões. Namor, quando acusado de ser um cara brigão, desafia o acusador para uma luta... Já Byrrah manda seu primo brigão para uma ilha cheia de perigos sabendo que a única vantagem de seu desafeto é a habilidade em batalhas... Definitivamente, eles fazem exatamente o contrário do que deveriam fazer!



É o retorno de Bill Everett aos desenhos de Namor. O desenhista trabalhou bastante o herói durante a década de 50 e retorna em 1967 para retomar seu trabalho.



Um último detalhe interessante é ver a abordagem dada à Byrrah como um manipulador do povo por meio da palavra, assim como Adolf Hitler. Uma referência direta disso é a cruz de ferro talhada no capacete de Byrrah, idêntica ao símbolo das forças alemãs.



http://marvel.wikia.com/Tales_to_Astonish_Vol_1_90
http://marvel.wikia.com/Tales_to_Astonish_Vol_1_91



Publicada no Brasil
Príncipe Submarino e O Incrível Hulk (Super X) 5ª Série - n° 14 e 15 - Ebal

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.