quarta-feira, 2 de abril de 2014

X-Men Vol 1 22 e 23 - Julho e Agosto/1966


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE 1966Marvels 3

Será que os poderes mutantes são páreo para a magia? Bem... Na verdade é a "Maggia"! Aquela do Conde Nefária, que conseguiu reunir um monte de vilões em prol da reativação da organização criminosa dos sonhos do nobre europeu. O dificultador, dessa vez, é a organização desse grupo do mal. Eles nunca sabem trabalhar em grupo.



Depois de enfrentar os Sentinelas e os robôs de Lucifer, o Professor X constrói um enorme ser metálico para desenvolver ainda mais as habilidades do grupo de mutantes. Eles dão um jeito de vencer o enorme ser robótico quando trabalham em conjunto. Eles são dispensados para descansar umas semanas, mas isso tudo é perda de tempo, pois a ação começa mesmo depois de 8 páginas de quadros de pancadaria. 



O Conde Nefária, ainda escondido, juntou o Homem-Planta, o Espantalho, o Porco-Espinho, o Enguia e o Unicórnio e os convida para fazer parte do ressurgimento da Maggia, porém o plano era recrutar os jovens X-Men para o grupo, já que essas mulas que foram recrutadas não davam muito futuro para um grande grupo terrorista. 



Os mutantes de Charles Xavier, que haviam seguido caminhos diferentes, vão sendo capturados um a um, de maneira até patética, ao ouvirem um boato de que seus amigos estavam perambulando pelos parques da cidade. Usando imagens projetadas, Nefária consegue capturar o grupo todo e o Professor X não fica sabendo de nada pois também aproveitava o tempo livre para mergulhar em seus projetos.




Nefária cria uma cúpula de vidro inquebrável sobre a cidade de Washington e força os mutantes a buscar títulos públicos emitidos pelo capitólio, que poderiam ser convertidos em dinheiro, para se mudar novamente para a Europa e montar a nova sede da Maggia por lá. Abusando de projeções, Nefária faz com que todos acreditem que se trata de um ataque dos mutantes, o que o inocentaria totalmente.


O professor Xavier finalmente fica sabendo sobre o ataque dos mutantes e consegue contato mental com seus liderados. Ele os orienta a seguir o plano de Nefária e os X-Men passam por um buraco na cúpula de vidro, para pegar o tesouro.



Porém os vilões recrutados por Nefária não são tão fiéis à causa do conde e decidem roubar o dinheiro. Uma grande luta acontece, envolvendo os jovens mutantes, os traidores e o exército, até que os heróis conseguem levar o dinheiro até Nefária e os vilões acabam presos. O único que se escondeu foi o Unicórnio.




Só que um misterioso encapuzado invade a sala do conde e cria uma confusão, permitindo que Nefária fugisse com o dinheiro. Já em um navio, Nefaria faz seus planos mas é surpreendido pelo Unicórnio, que pedia sua parte do dinheiro. A grande surpresa é que Nefária levou apenas uma projeção do tesouro.



Quem manipulou tudo aquilo foi o próprio Professor X, que havia construído um aparelho que permitia a ele caminhar por um certo tempo. Então foi isso que tomou toda a atenção dele e por isso ele dispensou toda a sua galerinha... Ele usou as próprias projeções de Nefária para criar a ilusão que o conde caiu.



Essa história de projeção vinda do nada não me agrada. Pior ainda quando alguém "pega" algo projetado. Posso até aceitar que alguém seja enganado ao ver uma projeção, mas tocar já é demais!



E a história da cúpula inquebrável sobre Washington também não fica bem explicada... Que poder todo é esse?



Outro ponto estranho é esse papo de Charles Xavier construir robôs enormes e pernas transistorizadas. De onde ele tira toda essa tecnologia?



E não poderia faltar o plot amoroso entre Jean Grey e Ciclope, que continuam sem se entender, complicando ainda mais com o interesse do Anjo na garota. Essa novelinha vai longe... E o Fera continua se esforçando para ser um ás na arte de errar com garotas... Confundiu sua paquera com um cara?






Tirando todo esse monte de inconsistências, é legal ver um monte de vilões provenientes das mais diferentes revistas se juntando e dando coesão ao universo Marvel da época. E não deixa de ser divertido ver que até os produtores da época consideravam aqueles personagens do mal como sendo de quinta categoria, já que os X-Men insistem em dizer que nunca tinham ouvido falar deles!




E um último detalhe é que a história termina com a Garota Marvel recebendo uma carta misteriosa e revelando que teria que abandonar o grupo.



http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_22
http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_23




Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Os X-Men Vol 3




0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.