quarta-feira, 26 de março de 2014

Fantastic Four Vol 1 517 a 524 - Outubro/2004 a Maio/2005


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
06 - MODERN AGE 
A Queda >
2004

Quem achava que apenas os Vingadores seriam impactados pelos acontecimentos da saga "A Queda" se enganou redondamente. A saga tem reflexos nos mais diversos pontos do universo Marvel e sobra até para o Quarteto Fantástico. Tendo que lidar com seres do mundo exterior e com o medo deixado pelos acontecimentos traumáticos na Terra, o Quarteto Fantástico enfrentar mais uma vez os grandes inimigos vindo do espaço.





Sue Storm passeia com seus pequenos filhos para comemorar o Halloween junto com o Coisa, tentando salvar um pouco do que restou de esperança na população, enquanto Reed e Johnny ficam no Edifício Baxter trabalhando, até que repentinamente aparecem naves espaciais aterrizando ao redor da ilha de Manhattan.



Reed e Johnny ficam atônitos e a população observa apavorada a nova ameaça. Não há mais Vingadores para chamar e água do mar começa a invadir a cidade. As primeiras ações do Quarteto Fantástico são contestadas inicialmente pela população, porém, com o tempo, todos percebem que só restaram esses heróis para defender nosso planeta de forma organizada.


Reed identifica a origem dos sinais entre as naves e grupo se divide. Porém o comandante daquela força aeroespacial estava na nave que recebeu Johnny, Sue e o Coisa. O viajante interplanetário se identificar como inimigo de Galactus e explica que havia inventado uma forma de evitar os ataques do devorador de mundos.



Ele havia inventado um camuflador de planetas impedindo que Galactus identificasse possíveis petiscos no universo, porém ele descobre que Susan Storm poderia anular o efeito de seu armamento com seus poderes e a considera como uma ameaça. Ele negocia a rendição e o sacrifício de Suzan para salvar a vida de seus colegas de grupo e, de quebra, o planeta Terra e todo o resto do universo. Reed fica desesperado ao ouvir em seu intercomunicador sua esposa se rendendo.


Suzan estava realmente disposta a se sacrificar, porém antes que o pior acontecesse, Reed chega ao local e atinge sua própria esposa com uma arma. Ele havia suplantado os poderes dela, fazendo com que ela deixasse de se tornar uma ameaça ao experimento do alienígena. 


Com a nova situação, o ser extraterrestre aceita partir, porém momentos após sua saída, Reed revela que apenas transferiu os poderes de Susan para Johnny. Agora ele mantinha os poderes da invisibilidade enquanto ela, que estava sendo analisada, apenas conseguia se inflamar.


O plano não dá certo por muito tempo, já que logo depois eles vêem o terrível Galactus explodindo todo o aparato alienígena que deixava nosso planeta enquanto chegava à Terra. O devorador de mundos atinge Johnny Storm com um raio cósmico e o jovem passa a se sentir como um arauto de Galactus, e o segue universo afora.




Reed, Sue e Ben planejam uma forma de recuperar o jovem Storm e eles pedem a ajuda de Quasar para a missão espacial. Sue tentava controlar o poder flamejante que estava em seu corpo, enquanto Johnny descobria mais sobre o poder de sua irmã, fortemente influenciado pelo poder cósmico de Galactus.



Johnny acaba fazendo o mesmo trabalho que o Surfista Prateado fazia quando apareceu na Terra pela primeira vez, mas busca um mundo sem seres vivos para testar. Porém, por mais esforço que faça, o jovem não consegue encontrar um local adequado que satisfaça a fome de Galactus e ainda não traga prejuízo à raças extraterrenas.


Até que Galactus ameaça um ataque e Johnny tenta ganhar tempo negociando de todas as formas. O jovem Storm consegue ver através do enorme mascarado devorador de mundos e consegue sua atenção. Johnny percebe que o poder cósmico que Galactus aplicou, em conjunto com os poderes de sua irmã que estavam em seu corpo, permitiam a ele ver além do plano físico e ele podia agora identificar o passado das pessoas, sendo que não havia nada que ficasse escondido dele.

Johnny vê até o passado do próprio Galactus e descobre que a origem do enorme monstro foi muito parecida com a origem do Quarteto Fantástico, pois ele também foi atingido por raios cósmicos, só que numa proporção muito mais elementar. Galactus se irrita com a perda de tempo e fica cada vez mais faminto.



Até que Quasar chega à nave de Galactus levando Sue, Ben e Reed. Eles encontram o jovem Johnny, que usando seu novo poder, tem uma idéia brilhante! Ele ajuda seus amigos a construir uma arma idêntica à que Reed usou em Susan quando tirou os poderes dela, porém em um tamanho mais colossal, e eles usam o armamento em Galactus.


Atônitos, o grupo de heróis vê a forma original de Galactus saindo em meio à enorme ruína de pedaços de armadura roxa. Apesar da conveniente semelhança entre ele e os humanos, Galen - nome verdadeiro de Galactus - segue tendo instintos do devorador de mundos, e sua aura viaja perdida pelo universo afora.



O Quarteto tenta mostrar a Galen a bondade, mas o extraterrestre não se convence apenas com bons exemplos. Nem mesmo Alicia, que já havia conseguido incutir tal característica em um outro alienígena consegue convencer o ser que cada vez mais trata a Terra como um local sub-desenvolvido. 


Mas Galen percebe o quanto a raça humana é lutadora, brava e persistente, algo que ele também já foi. Ele decide então usar um dos equipamentos de Reed Richards e se teleporta para alguma outra parte da galáxia, evitando que sua aura de devorador o encontrasse e ele tivesse que destruir todo aquele lugar.


Reed assiste o sacrifício de Galactus e percebe que só lhe resta reverter os poderes trocados de Susan e Johnny. O grande problema é que o rapaz ainda carregava restos de poder cósmico consigo e uma sobrecarga no equipamento simplesmente tira os poderes de todos os quatro fantásticos, jogando as super habilidades aleatoriamente pela cidade.



Os poderes vão se transportando entre diversas pessoas e os quatro iniciam uma corrida para conseguir recuperá-los, encontrando as pessoas que portam o poder. Uma um, eles vão se questionando se querem mesmo reaver os poderes, mas a certeza que cada um tem papel essencial na proteção desse planeta os move na direção correta.


Até mesmo Ben Grimm, que sempre reclama de sua aparência grotesca com pele de pedra, não consegue se ver longe de seus poderes, inclusive depois de Reed tentar evitar. Ao final, todos estão de volta ao normal, prontos para mais aventuras.


Também desconstruido, o Quarteto Fantástico momentaneamente se juntou aos demais heróis ex-Vingadores. O que seria deles? O que seria do mundo que eles defendem? O fundo do poço parece não ter fim para os heróis, nesse grande arco de demolição de superpoderes. Mas pelo menos o quarteto cósmico está de volta, firme e super-forte.

* apenas as edições 517 a 519 fazem parte do arco oficial com a queda dos Vingadores, porém a saga não fica completa apenas com esses 3 números e o arco vale à pena ser lido como um todo, pois é a despedida de Mark Waid da revista.


Publicada no Brasil
Universo Marvel (Panini) 7 a 14

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.