segunda-feira, 3 de março de 2014

Captain America and The Falcon Vol 1 1 a 8 - Maio a Dezembro/2004


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
06 - MODERN AGE 
A Queda >
2004

Logo que voltou à terra, o Capitão tem que enfrentar mais um de seus dramas políticos e psicológicos, vendo um de seus grandes amigos ser usado pelas forças armadas para uma missão excusa e obscura. Quem é realmente mal nesse meio? Em quem podemos confiar? Esse seria mais um plot para desconstruir o herói vermelho, azul e branco.









O Falcão é descoberto em uma missão em Cuba, onde ele resgatou uma jornalista militar do Daily Bugle que estava presa, mas acaba caindo nas mãos de um cartel de drogas. Steve Rogers é designado para descobrir onde seu colega estava e investiga a missão que ele executava, a fim de ajudar na busca pelo herói alado. Mas o Capitão não consegue a autorização necessária para a busca em campo por causa de um tufão de assola a ilha.



Usando uniforme e máscara, o Capitão América vai avançando sobre os inimigos, porém de forma não tradicional, buscando seu parceiro. Usando de muita violência e outros artifícios, o bandeiroso vai passando por cima de tudo até chegar ao local onde o Falcão estava. Nesse momento descobrimos que não era Steve Rogers quem vestia aqueles trajes heróicos.


O falso Capitão prende o Falcão e a repórter Leila Taylor, antigo interesse romântico do herói alado. Eles são levados em meio à tempestade enquanto o verdadeiro Capitão América também avança com a ajuda da Feiticeira Escarlate, em um avião militar.


Ambos os aviões são sacudidos pelo tufão e acabam colidindo no ar, e o Falcão e Leila conseguem despistar o "Anti-Cap". Já Steve pede que Wanda se afaste da missão pois ele precisava entender direito o que estava acontecendo, já que não entendia as ações do Falcão.




O herói então procura por uma agente da SHIELD infiltrada em Cuba e descobre que o Falcão agia para tentar resgatar a repórter que provavelmente investigava um novo tipo de arma química encontrada pela marinha americana. E também descobre sobre o "Anti-Cap" que era mais uma tentativa de criar um super soldado, dessa vez pela marinha americana, que tinha atitudes bem menos éticas e bem mais violentas que as demais forças americanas.



Steve e a agente chamada Ali seguem os rastros do Falcão e encontram Asa Vermelha, a ave companheira do herói alado. Deixada para trás proprositalmente pelo voador, Asa Vermelha revela o cartão de Vingador do Falcão junto com a substância misteriosa. Eles enviam uma amostra escaneada ao quartel general dos Vingadores e descobrem que se trata de algo ainda não identificado. Hank Pyn seguiria analisando a substância.




Enquanto isso o Anti-Cap também seguia o Falcão e Leila e os encontra em um laboratório em Miami. O Falcão enfrenta o brutal inimigo e quase é estrangulado, mas é salvo pelo verdadeiro Capitão América, que finalmente encontrou-os. Uma luta violenta acontece e os dois "capitães" se enfrentam até que o falso Cap toma um enorme choque por causa do escudo do verdadeiro Cap.




O Anti-Cap é detido e levado ao consulado de Wakanda, e descobrem que ele recebe doses de uma substância química que altera seu corpo e sua mente. Ao analisar a substância, os heróis descobrem se tratar da mesma parafernália que criou Luke Cage. Para evitar danos por abstinência, Steve e Sam vão até o ex-presidiário para conseguir um pouco do sangue alterado de Cage e sintetizar a fórmula.



Depois, Steve e Sam encaram os oficiais da SHIELD e da área naval que criou o super-soldado genérico e o Capitão não entrega seu prisioneiro, temendo pela vida do jovem, deixando os oficiais da marinha irritados. O comandante tenta então prender o Falcão mas o herói de asas dá três tiros no oficial, apenas para causar tumulto já que comandante da marinha usava colete à prova de balas. Na confusão, Falcão consegue escapar dos militares e se esconde no Brooklin.





Steve Rogers encontra a Feiticeira Escarlate e Hank Pyn, como Jaqueta Amarela, que conseguiram sintetizar a substância com o sangue de Luke Cage. A Feiticeira Escarlate começa a aparecer nos pensamentos do Capitão América muitas vezes, assim como Bucky, aparentemente por influência da situação e da semelhança entre as historias do ex-amigo do Capitão e do "Anti-Cap". Rogers deve carregar o fardo de proteger seu amigo Falcão e o "Anti-Cap", além de ter que lidar com a guerra entre a SHIELD e as agências de governo e o cartel de drogas usado de fachada pela marinha.


Exausto, o Capitão acaba caindo nos braços de Wanda e eles ficam juntos. Mas o Capitão já não sabe mais o que é alucinação e o que é real e o Falcão o orienta a tomar decisões conjuntas com seus companheiros, ao invés de tomar para si toda a responsabilidade. O Falcão queria entregar o Anti-Cap pois previa que sua amiga jornalista Leila Taylor poderia sofrer algum tipo de emboscada como forma de coerção aos heróis.





Finalmente, após descobrirem que a substância desenvolvida pela marinha nos laboratórios do cartel de drogas era um tipo de DNA, Steve mantém sua posição e segue tratando o rapaz com amostras da substância extraídas do sangue de Luke Cage enquanto investiga mais profundamente a origem daquilo tudo. Fica claro que os fuzileiros navais estavam envolvidos com tudo aquilo, mas a grande revelação é que o DNA é de MODOK. E a pergunta que Steve e Sam fazem é: quem está controlando quem? Até onde MODOK (ou os navais) controlava a realidade e as alucinações?



Um verdadeiro inferno astral para o Capitão América. Ele não pode confiar nem no Falcão, pois o dono do Daily Bugle foi ameaçado com um fuzil sniper, e Sam estava andando com um. Para coroar toda a desgraça da situação, o jovem rapaz vítima da experiência dos fuzileiros navais acaba entrando em colapso por causa da abstinência de material e ele morre nos braços do Capitão.



E agora, quem é quem nessa história toda? Um belo enredo que desacelera da metade para a frente e é fortemente impactado pelo tenebroso "efeito muscular" do início do século XXI.




Os desenhos ficam feios e desproporcionais, além de mal distribuídos. Salva-se a história, o mistério final, e a pergunta... Rolou ou não rolou? Em se tratando de Feiticeira Escarlate, não dá para saber de nada com certeza...



http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_1
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_2
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_3
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_4
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_5
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_6
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_7
http://marvel.wikia.com/Captain_America_and_The_Falcon_Vol_1_8

* Essa história não está totalmente inserida na cronologia da saga "Vingadores - A Queda" (apenas as edições 5, 6 e 7 fazem parte do arco oficial) mas é importante entendê-la e acompanhá-la por completo para enxergar a influência psicológica desses fatos nas próximas ações do Capitão América. Ela se passa em paralelo aos acontecimentos de Thor 82 a 85 - Ragnarok.


Publicada no Brasil
Os Poderosos Vingadores 21 a 23

6 comentários :

  1. E Vingadores 110 o Capitão América comenta sobre sua "nova superforça" , a nota d quadrinho diz para o leitor se reportar aos quadrinhos do Capita, do que ele está falando? Algum upgrade de força que ele sofreu por esta época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saga, não lembro disso não!
      Avengers 110 saiu lá pros anos 70 e não me lembro da história. Mas não lembro de um "upgrade" de poderes no capital nao!

      Excluir
  2. Vingadores # 110 : http://aquilesgrego.blogspot.com.br/2015/03/vingadores-v1-110.html
    http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_110 - Avengers Vol 1 #110 April, 1973

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, fiz uma pesquisa e alguns sites referenciam as revistas Capitão América 157 a 159 para essa explicação! Não li essas histórias ainda, mas já é uma fonte de pesquisa para vc!
      Abs

      Excluir
  3. Merh@j,
    http://minhateca.com.br/nmiguelsilvat/COMICS/Capit*c3*a3o+Am*c3*a9rica+-+1*c2*aa+S*c3*a9rie/Capit*c3*a3o+Am*c3*a9rica+V1-+158,269944942.cbr%28archive%29

    Steve Rogers foi afetado pelo veneno do Viper que reagiu e.....o efeito durará daqui (Captain America # 158 - Fevereiro de 1973) até Captain America # 218 (Fevereiro 1978), sendo isso referenciado na revista Avengers # 110 de Abril de 1973.

    Obrigado, ajudou demais.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.