domingo, 9 de março de 2014

Avengers Vol 1 500 a 503 - Vingadores - A Queda - Setembro a Dezembro/2004



EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
06 - MODERN AGE 
A Queda >
2004

Sabe aqueles dias que você diz que "não deveria ter saído da cama"? Já enfrentou momentos em que tudo parece dar errado ao mesmo tempo? Com pessoas normais isso deve ser comum, mas o quanto é preciso para estragar o dia de um super-herói? Pior ainda, como estragar o dia de um grupo enorme de super-heróis? Nessa saga, os Vingadores enfrentam seu pior pesadelo, ou seus piores pesadelos em conjunto, e o grupo seria afetado para sempre pelos acontecimentos descritos aqui.





Em mais um café da manhã na mansão dos Vingadores, o Gavião Arqueiro segue sua sempre infame mania de comentar coisas desagradáveis e fala maliciosamente sobre a Víbora (Madame Hydra) no meio de todo o grupo. O papo rola solto até que eles são interrompidos pelo alarme de invasão e eles percebem que o valete de Copas, que era dado como morto, estava de volta.



O primeiro a procurá-lo é Scott Lang, já que o Homem Formiga, durante uma missão que salvou sua própria filha, havia visto a morte do Valete de Copas. Ele tenta conversar com o morto-vivo, mas as únicas palavras que ouve são "sinto muito" e tudo explode pelos ares. O Homem Formiga é morto instantaneamente, enquanto os outros são gravemente feridos e a casa fica em ruínas.





A explosão ativa os alertas nos cartões de todos os Vingadores, inclusive do Capitão América e do Homem de Ferro. Tony já enfrentava seus próprios problemas ao tentar discursar na ONU, mas em um estranho surto psicótico ele insulta e ataca um embaixador da Latveria. Mesmo com a intervenção de T'Challa, as coisas ficam fora de controle e Tony tem que se retirar, ofendendo até o Jaqueta Amarela (Tony menciona indiretamente a passagem terrível de Hank Pyn quando bateu em sua ex-esposa Janet Van Dyne). Tony afirma que não bebeu (afinal ele já havia tido problemas com bebidas na saga "Demônio na Garrafa") mas a Feiticeira Escarlate não acredita muito no herói de lata.





De volta ao que restou da mansão dos Vingadores, o Capitão chega com alguns operativos da SHIELD e eles avistam um jatinho dos Vingadores chegando. Eles acham que era mais algum herói vindo averiguar o problema, mas o jatinho cai sobre o terreno já arrebentado e o Visão sai do meio dos escombros anunciando que não controlava seu organismo e que ele estava ali para punir os Vingadores. De sua boca saem cinco esferas metálicas que se transformam em cinco robôs Ultron.







O local vira um inferno e os Ultrons só são derrubados quando os heróis percebem que precisam arrancar a cabeça metálica dos inimigos. Mas o abalo psicológico já estava implantado e a Mulher Hulk surta por causa da morte de Lang e começa a agir inconsequentemente, começando por rasgar ao meio violentamente o que restara do Visão, e depois ela parte para cima de seus companheiros Vingadores, ferindo o Capitão América, o Capitão Britânia e a Vespa. Ela só é detida pelo Homem de Ferro.




Enquanto isso, alguém acompanhava tudo e argumentava sobre os próximos sofrimentos dos heróis.



O inferno continua com Tony Stark perdendo seu posto de Secretário de Defesa e ainda tem sua palavra colocada em dúvida pelos seus próprios companheiros. O Capitão Britânia e a Vespa vão parar no hospital, a Mulher Hulk é detida na SHIELD e os restos mortais do Visão são enviados para as Indústrias Stark. Hank Pyn lamenta tudo o que aconteceu, principalmente com Janet, e é um dos que mais sofre.



Falcão, Capitão América e Gavião Arqueiro discutem sobre o que poderia ter gerado todos aqueles ataques e se eram orquestrados ou terríveis coincidências. Ninguém chega a nenhuma conclusão e eles voltam do hospital para a mansão dos Vingadores, e encontram dezenas de heróis aguardando informações, em resposta ao código de alerta branco emitido anteriormente.



Apesar da cena memorável com todos aqueles heróis reunidos, Nick Fury quer todos fora daquele lugar por estarem estragando e contaminando a cena de um crime. Enquanto tenta dissipar a multidão de super-seres, Fury recebe um chamado das Nações Unidas anunciando que estavam rompendo com os Vingadores, e confirmando que Stark também estava fora da Secretaria de Defesa.



Mas o mundo ainda não parou de cair... Eles olham para cima e vêem um ataque de espaconaves Kree, orquestrado exatamente para acontecer quando a queda dos Vingadores estivesse acontecendo. Mais caos e mais destruição acaba surgindo e, dessa vez, a grande vítima é o Gavião Arqueiro. Atacando loucamente, o herói das flechas é atingido e se agarra a um Kree para se lançar rumo à nave mãe daquele ataque e explodir tudo.







Incrédulos, os heróis assistem os Krees fugirem e percebem que as naves que acabaram de atacar não eram de metal. O desespero começa a tomar conta dos heróis, até que chega o Dr Estranho, proclamando que " a magia foi abusada" naquele local... Nesse momento, o Capitão América percebe quem tinha a culpa por tudo aquilo...



Em um flashback vemos uma conversa à beira da piscina da mansão dos Vingadores, entre a Vespa e a Feiticeria Escarlate e Janet deixa escapar que teve um caso com o Gavião Arqueiro e que não queria uma gravidez naquele momento, aproveitando para contestar a própria Feiticeira Escarlate que tinha tido gêmeos. Wanda exita por um momento e acaba se lembrando de seus filhos com o Visão, fabricados em uma alteração da realidade por sua própria feitiçaria. Essa aberração havia sido apagada de sua memória pela governanta Agatha Harkness, que afirmava que os filhos de Wanda eram a reencarnacao do demônio Mephisto. Ao se lembrar dos filhos, Wanda surta e decide se vingar de tudo e de todos. E ela era a responsável por todo aquele caos!





O Capitão América comenta sobre a Feiticeira Escarlate com o Dr Estranho e com os demais Vingadores (provavelmente lembrando-se do comportamento estranho da moça), mas é contestado por alguns membros do grupo. Wanda era a única Vingadora que podia alterar tanto a realidade por meio de magia, e a discussão começa a ficar acalorada quando Nick Fury lembra que ela era uma terrorista da Irmandade de Mutantes antes de se juntar ao grupo de heróis. E eles se lembram de todas as tragédias que ela viveu.



O Dr Estranho afirma que tentou ajudar Wanda com aulas sobre como dominar seus poderes, mas ela não tinha tempo para os treinamentos. E mesmo que tudo aquilo fosse causado por alterações da realidade causadas pela Feiticeira,, era impossível desfazer tudo aquilo que já havia acontecido. A Miss Marvel lembra que Wanda comentou que havia adquirido a magia do caos e que podia estar inconscientemente agindo contra todos que não a ajudaram quando "perdeu" seus filhos, contestando o Homem de Ferro que lembrou sobre a presença de Wanda na ONU durante o discurso em que ele perdeu o controle.





O grupo de heróis busca por Wanda e a encontra na casa de sua governanta, recriando a realidade com o Visão e os gêmeos vivos, e o Capitão América tenta convencê-la a parar com tudo aquilo, mas ela ataca conjurando o Caveira Vermelha para tirá-lo de lá. Na sequência, ela ataca à todos, colocando até o Hulk no local lutando contra todo mundo. 





Usando o Olho de Agamotto, o Dr Estranho consegue deter a Feiticeira Escarlate e ela fica inconsciente. Nesse momento, Magneto, pai de Wanda, chega ao local e pede para levá-la e cuidar dela. Todos aceitam a proposta e ele parte com a moça desacordada.





Uma série de eventos chocante e aterradora que destruiu todo o alicerce que cercava o grupo de heróis mais poderosos da Terra. O sofrimento de alguém cujos poderes não podem ser explicados nem controlados coloca em risco até a realidade e agora Wanda se torna a culpada por toda a destruição, porém não se pode esquecer do passado da moça. Pais ausentes, poderes maiores do que ela pode controlar, decepções e falta de habilidade para lidar com humanos e super-humanos, falta de amor... Todos os ingredientes de uma tragédia anunciada.



Essa coleção de eventos coloca um ponto final no grupo de Vingadores, ao menos da forma como eles eram conhecidos até então desde a década de 60. A revista retomou a numeração acumulada desde a primeira série até a terceira. Tudo agora segue por um caminho obscuro, com heróis abalados e desestabilizados, desmoralizados e amedrontados. O arco de Brian Michael Bendis praticamente é um "reset", se tornando mudos mais importantes e clássicos contos da Marvel.  Imperdível e essencial.



http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_500

http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_501
http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_502
http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_503


Publicada no Brasil
Vingadores - A Queda - Edição Especial Encadernada
Coleção Graphic Novels Marvel n° 34 - Vingadores - A Queda - Salvat

5 comentários :

  1. Simplesmente sensacional, a frase "Eu sou mais do que você pensa." ganha vida aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Isaque! Na minha opinião, essa saga está entre as "top 5" da Marvel!

      Excluir
  2. E quais são os outros 4 pra você. Merh@i?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerra Civil
      Guerra Kree-Skrull
      Soldado Invernal (mais Ameaça Vermelha)
      Trilogia de Galactus

      Excluir

Os comentários são moderados.