quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Fantastic Four Vol 1 48 (sequência 2) a 50 - A Trilogia de Galactus - Março a Maio/1966


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE 
<A Trilogia de Galactus>
1966
Thor 128

A época da publicação dessas revistas da linha de ficção científica da Marvel andava abençoada. Depois da excelente história dos Inumanos, Stan Lee e Jack Kirby nos oferecem a incrível Trilogia de Galactus, fechando um semestre que explica o sucesso da revista naquela época. A aventura que também ajudou a contruir o enredo do (péssimo) segundo filme do Quarteto Fantástico nos cinemas é, ao mesmo tempo, inocente e ousada, simplória e inteligente, cheia de chavões datados e de soluções até certo ponto bregas, mas se tornou um clássico e uma leitura obrigatória para os fãs da Casa das Idéias.


Tudo começa com um elegante viajante interestelar, que literalmente surfa as ondas espaciais, navegando por entre as galáxias. O nome dele é Surfista Prateado e a função dele é encontrar planetas para saciar a fome de Galactus, um ser que se alimenta da energia dos mundos. Até mesmo os Skrulls demonstram total pavor pelos dois seres das estrelas.



Na Terra, o Quarteto vê mais uma luz brilhante no céu além do sol e essa luz evolui para enormes chamas. O Tocha Humana decola para avaliar o fenômeno, mas o pânico generalizado faz com que o público acredite que ele é o responsável e ele é hostilizado e atacado. O Coisa o ajuda a se livrar dos radicais enquanto o céu muda novamente, repleto de detritos espaciais.



O responsável por toda aquela bagunça é o Vigia (que segue engordando nas últimas vezes que apareceu 1 - 23), que finalmente decidiu deixar aquele papo de "não se intrometer" de lado e conta à Reed que estava tentando esconder a Terra da ameaça intergalática. 



Mas a camuflagem não é suficiente e o Surfista descobre nosso planeta e envia o sinal à Galactus de cima do Edifício Baxter. Os heróis sobem para confrontá-lo e o Coisa derruba o arauto lá de cima, mas o gigantesco Galactus chega e anuncia seus planos.



Temos mais uma imagem que mistura fotos espaciais com desenhos da dupla Lee-Kirby!



O Vigia aparece e tenta negociar, mas Galactus permanece irredutível. O Quarteto tenta atacar o devorador de mundos, mas não faz nem cócegas na enorme criatura, e eles tem que se retirar.



Já o Surfista Prateado caiu justo no apartamento de Alicia Masters e ela cuida do ser estranho e descobre a missão dele na Terra. sempre com seu jeito doce e amigável, Alicia consegue convencer o Surfista sobre a característica diferenciada da população da Terra e o ser prateado decide salvar esse planeta.


Galactus seguia construindo seu equipamento, até que o Coisa sobe novamente na torre do edifício e quebra tudo. Galactus se irrita e invoca um robô chamado Punidor para manter os heróis ocupados, mas o tempo foi suficiente para o Vigia enviar o Tocha Humana até a Estação Espacial onde Galactus vivia, para pegar um equipamento que impediria o cataclisma que o ser esfomeado causaria.



O Surfista discute com Galactus sobre a Terra e os dois acabam duelando para valer, numa batalha de incríveis poderes. Nesse meio tempo, Johnny retorna com o nulificador total e o Vigia explica à Reed o que fazer para deter Galactus com aquele artefato.



Galactus exige que Reed devolva a arma e dá a sua palavra que deixaria a Terra. Ao menos o devorador de mundos tem ética e parte, mas não sem antes providenciar que o Surfista Prateado nunca mais deixasse nosso planeta.



A vida volta ao normal na Terra, com o Clarim Diário contestando a passagem bombástica do ser e a volta às aulas de Johnny na Metro University. Johnny arruma um amigo chamado Wyatt Wingfoot, também considerado alguém diferenciado na Universidade. Mas não descobrimos o porquê graças à desatenção de Johnny que fica pensando em Cristallys.



Duas outras sequências são contadas, mostrando um jovem chamado Whitey Mullins, astro da equipe de futebol americano da Metro University contestando o técnico da equipe, Sam Thorn...



... e alguém acompanhando as notícias sobre o Quarteto e planejando um ataque.



Não podemos deixar de lado alguns fatos curiosos. O primeiro é a capa da edição 50, anunciando "a surpreendente saga do Surfista Prateado" e "finalmente o Tocha Humana vai para a faculdade" (dêem uma olhada na capa, no início do post...). Ah, por favor! Que se dane o Tocha Humana na faculdade!. Outros destaques são o ciúmes do Coisa por ver Alicia agradecendo o surfista após Galactus partir...



... e mais um momento de ataque histérico de Susan Storm quando vê novamente Reed preferir suas experiências à rotina do casamento. Ele anda tão de saco cheio que nem mesmo faz a barba mais!



Ou melhor, ele deixa para fazer a barba quando o mundo está acabando ( e com o Coisa tomando banho junto... eca)!!!!



Uma história de arrepiar...



http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_48
http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_49
http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_50

Publicada no Brasil
A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos n° 4



2 comentários :

  1. Sem palavras... tirando a aventuras com a participação dos skrulls, 02, 18 e outra que não me lembro, o quarteto se torna uma equipe reconhecida no cosmos a partir dessa maravilhosa fase. Para a época um ser desta magnitude querendo "comer" a terra!
    ooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rani... Essa fase é espetacular! Essa revista se tornaria uma das top de linha da Casa das Ideias! Muito bom mesmo!

      Excluir

Os comentários são moderados.