sábado, 7 de dezembro de 2013

Fantastic Four Vol 1 44 a 48 (sequência 1) - Novembro/1965 a Março /1966


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE 1966Tales Of Suspense 72 a 74
Capitão América

Os representantes da linha de ficção científica da Marvel protagonizam mais uma excelente história. Mais uma raça alienígena vive entre nós e, dessa vez, estão mais perto do que imaginamos. Aliás, se eles não demonstrassem seus poderes, eles bem que poderiam estar bem ao nosso lado. Nessas revistas, vemos a origem dos Inumanos!






A Medusa, única componente do Quarteto terrível que escapou no último encontro eles os dois grupos opositores, aborda Johnny Storm quando ele estava saindo de carro e o força a dirigir para longe do Edifício Baxter, levando-a para um lugar seguro, pois ela estava sendo perseguida por alguém chamado Gorgon. Como ela não revela direito o que estava acontecendo, Johnny tenta atacá-la, mas acaba tendo suas chamas extintas por uma arma de vácuo (sem ar, sem chamas!).



Na sede do Quarteto, tudo começa a tremer quando o prédio é escalado por um ser que finca os pés nas paredes com facilidade. Trata-se de Gorgon, que perseguia a Medusa. Com uma força descomunal nos pés, ele consegue causar até terremotos. Ele rouba o helicóptero do grupo e segue para onde a Medusa estava.


Escondidos no campus da State University cheio de escombros, Johnny e a Medusa despertam o Homem-Dragão, que vê a figura feminina e não ataca, por lembrar da Mulher Invisível como única pessoa a lhe dar atenção sem explorá-lo. Mas logo Gorgon chega ao local, seguido dos três membros do Quarteto, e a bagunça se forma.


O Homem-Dragão defende as moças e acaba voando de volta à cidade, levando a briga toda para um prédio abandonado. Gorgon afirma então que a Medusa é da mesma raça que ele, a captura e acaba derrubando o prédio todo. Reed, Ben e Johnny se livram do desmoronamento mas a Mulher Invisível é levada pelo Homem-Dragão. Eles conseguem capturar a criatura e o levam para o QG do grupo para estudá-lo.



Johnny se cansa de esperar e decide sair com Doris, mas descobre que estava levando uns galhos na cabeça e sai para andar na cidade. Ele acaba encontrando uma moça ruiva que desperta sua atenção, mas ao tentar se aproximar a moça cria uma onda de vento e desaparece. Ele continua investigando a moça e a reencontra, mas dessa vez ele mostra a ela seus poderes e consegue fazer com que ela pense que os dois são da mesma raça.


O nome dela é Cristalys e ela leva Johnny para o mundo dela. Ele descobre que Cristalys é irmã da Medusa e conhece então os Inumanos Karnak e Triton. Logo após, ele é desmascarado ao encontrar Gorgon e a Medusa. Johnny não consegue enfrentar todos aqueles poderosos seres e foge para avisar o resto do seu grupo.



O Quarteto se reúne, mas são atacados pelos Inumanos, principalmente por um poderoso ser chamado Raio Negro, que aguenta até porrada do Coisa. O Raio Negro não fala e sua energia é extraída de uma antena em sua cabeça. Enquanto isso, Triton luta com o Tocha e fala que aquela luta entregaria a localização dos inumanos ao ser chamado Seeker, mais um personagem que persegue os Inumanos.


Triton era um tipo de ser aquático e, durante a luta, perde sua capa protetora e acaba ficando sem ar na superfície. Quando mergulha no rio, é aprisionado pelo Seeker, que seguia as pistas dos inumanos. Esse caçador invade o edifício Baxter para aprisionar o Homem-Dragão, pensando que ele também é Inumano. Quando a ausência de Triton é notada, os Inumanos remanescentes decidem se retirar usando um cachorro inumano chamado Lockjaw (que aqui no Brasil traduziram como "Dentinho"...), que cria portais interdimensionais.


Johnny chama Cristalys, que também não quer ir, mas todos são teletransportados para outro local. Sem ter mais o que fazer, os membros do Quarteto voltam ao edifício Baxter e encontram a bagunça deixada pelo Seeker. Reed arruma um dispositivo que lê e segue ondas de energia e encontra o local onde o Seeker escondeu o Homem-Dragão. O Seeker descobre que o Homem-Dragão não é inumano e diz que devolverá a criatura para Reed Richards, mas o bicho desperta dos sedativos e sai quebrando tudo.


Em meio à bagunça, fcamos sabendo que os inumanos estão entre nos desde a pré-história. Eles são uma raça avançada de humanóides, que dominou a engenharia genética e aprendeu a çriar seres com os mais diversos poderes, mas eles se sentiram oprimidos pelos humanos e formam todos para o Grande Refúgio. O Seeker é o responsável por manter todos lá dentro. E a bagunça continua até que o aquário onde Triton era mantido preso é quebrado por um tiro perdido.


Quem salva o ser aquático é a Mulher Invisível, criando um campo de força ao redor da criatura, enquanto Reed bombeia água lá dentro, criando um aquário virtual. Ben e Johnny enfrentam o Homem-Dragão e acabam destruindo um pedaço do apartamento de Alicia, o que deixa o Coisa preocupado, mas ela se salva e a criatura é entregue às autoridades.


O Seeker prende Triton novamente e decide sumir dali, mas Reed coloca um rastreador na nave do inumano. Eles seguem para o local chamado de Grande Refúgio para os Inumanos. Raio Negro e os demais também estavam por lá, e conhecemos Maximus, que nada mais era do que o irmão malvado do Raio Negro. Assim como Loki, Maximus também quer o trono dos Inumanos, que deveria pertencer à Raio Negro, mas não tem coragem para enfrentar seu silencioso irmão.


Maximus envia uma horda de Alpha Primitivos para enfrentar a galera de Raio Negro, mas aquela ação não resultaria em nada pois o grupo enfrenta o perigo bravamente. Maximus recua e Raio Negro retoma a coroa. Enquanto isso, Reed segue o sinal do Seeker e encontra o Grande Refúgio em meio à cordilheira dos Andes.


O pessoal do Quarteto Fantástico encontra os inumanos e Reed tenta argumentar com os estranhos seres que eles não precisam se esconder, mas Maximus odiava os humanos e aciona uma arma que destruiria a humanidade e salvaria apenas os de sua raça.



Felizmente (menos para ele) a arma não funciona do jeito que ele esperava e o mundo se salva quando descobrimos que os Inumanos são humanos com poderes geneticamente modificados.


Maximus toma uma atitude desesperada e inverte os circuitos da arma para criar uma zona negativa que isolaria aquele local do resto da Terra e os quatro heróis só tem tempo para fugir usando os poderes de Susan Storm, mesmo sob os protestos de Johnny, que novamente teve que deixar seu novo amor para trás.



Ufa! Que grande aventura heim! Ficou enorme a resenha, mas ainda tenho que dar os destaques finais...


Esse Johnny Storm é tão volúvel quanto sua (agora talvez) ex-namorada Doris Evans. Tudo bem que ela era meio safadinha, mas o rapaz se interessou pela inumana Cristalys muito rápido heim! Paixão à primeira vista?


Vemos também a primeira aparição do mais novo meio de transporte inventado por Reed Richards. Um estranho tipo de mobilete aérea e de fácil navegação. Tem até uma referência escondida no quadrinho, com as pessoas comentando: "olhem... É um helicóptero despojado? É um carro de corrida turbinado? É uma bicicleta voadora?" Não, Stan... Não precisamos de referências sobre a distinta concorrência!


Como não destacar a vidinha sem glamour que os membros do Quarteto passaram a ter depois do casamento de Reed e Sue? Reed deixou de lado suas pesquisas científicas e passou a investir tempo em desenvolver máquinas de lavar louça enquanto o Coisa e o Tocha ficam fazendo nada (ou segurando vela, sei lá...). E a mulher dos anos 60 reaparece com Susan Storm de aventalzinho, fazendo faxina. Que amor! Só mesmo algo "inumano" para agitar esse casamento heim!



E não acabou... Enquanto Reed se preocupa com os Inumanos, Susan se preocupa em descobrir uma forma de chamar mais a atenção de seu marido. E ela decide "mudar o penteado". Concordo que ficou bem melhor (e esse novo visual seria mantido por muito tempo), mas ela não poderia deixar pra fazer isso uma outra hora menos tumultuada?





http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_44
http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_45
http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_46
http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_47
http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_48

* Apesar dessa história começar em 1965, desloquei-a para 1966, pois é possível e mais interessante enxergar a maior parte dela acontecendo após o fim de 1965. Outro fato que influencia essa decisão é que o Quarteto Fantástico apareceu na revista Avengers 25 e não poderia ter parado essa aventura toda contra os Inumanos para essa aparição.

* A segunda metade da edição 48 da revista Quarteto Fantástico traz o início da chegada de Galactus à Terra e por essa razão, achei melhor separar esse arco em um post à parte para concluir a história dos Inumanos antes de emendar outra aventura. E também para poder contar outras histórias de outros personagens!

Publicada no Brasil
A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos n° 4



0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.