domingo, 1 de dezembro de 2013

Fantastic Four Vol 1 1 - Novembro/1961



Edição Anterior
Arco / Ano
Próxima Edição
X-Men 44 a 46 - 2a história03 - Silver Age / 1962Fantastic Four: First Family

Essa edição marca o início do conhecido Universo Marvel "Earth-616", com o mais famoso arco de criação de heróis. Muita gente indica essa edição como a primeira na cronologia de leitura Marvel. E realmente é uma revista histórica, onde podemos ver a origem do Quarteto Fantástico.


A histórica edição começa já em meio a uma nuvem de fumaça que traz uma mensagem nos céus de Central City. E vemos uma mulher se tornar invisível, um homem enorme com cara de pedra, um rapaz se inflamar em chamas, e finalmente um par de braços de borracha. O que seria tudo aquilo?


Reed Richards - o Senhor Fantástico - Ben Grimm - o Coisa - Susan Storm - a Mulher Invisível - e Johnny Storm - Tocha Humana - tornaram-se super-poderosos após decidirem fazer uma viagem interestelar sem autorização oficial. Mesmo sabendo dos riscos, eles acabaram sendo irradiados com raios cósmicos.









Após retornarem à Terra, eles descobrem seus poderes e ficam aterrorizados. Mas, após um pacto, formaram o Quarteto Fantástico, para lutar contra perigos que começaram a surgir contra a humanidade.





O primeiro deles, o Toupeira (Harvey Elder), já chega mostrando que veremos, à partir dessa edição, monstros e seres diversos em contrapartida aos vilões anteriores (nazistas e anti-americanos em geral na época das guerras). O Toupeira era um rapaz deformado que, cansado de ser renegado, decidiu procurar o mundo perdido do centro da Terra.



E ele encontrou a entrada do lugar, conseguiu encontrar uma forma de controlar as estranhas criaturas do subsolo e traçou um plano de dominação mundial que utilizaria uma série de túneis interligando as principais cidades do planeta.



O Quarteto Fantástico encontra a ilha perdida que dava entrada ao centro da Terra e encontra o Toupeira, que tenta demonstrar seus poderes, com a vantagem de estar adaptado à escuridão do subsolo, mas os quatro poderosos conseguem enfrentar todos os perigos e impedir o plano da estranha ameaça. O Tocha sela a entrada do local derretendo a terra do buraco que eles usaram para sair, e o Toupeira explode a ilha toda.



É importante mencionar que Johnny Storm, o Tocha Humana, não deve ser confundido com o Tocha Humana das edições de 1930. Esse era um andróide e teve uma importância muito menor para o Universo Marvel.



Nos anos 60 a Marvel publicava uma série de revistas que traziam personagens pontuais, sem importância para o Universo que estamos explorando Com o Quarteto Fantástico, a Marvel adotou até um modelo mais simples de revista, e pretendia reerguer super-heróis, característica perdida desde a queda na popularidade do Capitão América no final da década de 50.



Outro detalhe é que o filme do Quarteto Fantástico no cinema trouxe uma versão interessante da origem dos heróis, mantendo a essência, mas usando uma versão mais atualizada - baseada na edição ultimate. Mas o mais importante é o início de uma realidade nos quadrinhos que teria reflexos até hoje.



Agora a coisa começa a acelerar...

http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four_Vol_1_1


Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Quarteto Fantástico Vol 1
A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos n° 1




2 comentários :

  1. Apesar de parecer simplório aos nossos olhares modernos, este início da Era de Prata é marcado por enredos carregados de tensão e por uma espetacular narrativa visual, digna de ser apreciada em todo seu esplendor. Confesso que, vencido o preconceito, me tornei grande fã desta fase.

    Ótimo site!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu comentário, R@tio!
      Na época, essas histórias realmente funcionavam muito bem e as bases foram tão bem montadas, tanto que os personagens estão nos holofotes até hoje!
      Obrigado pela visita!

      Excluir

Os comentários são moderados.