quarta-feira, 9 de outubro de 2013

X-Men Vol 1 14 a 16 - Novembro/1965 a Janeiro/1966


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
Fantastic Four Annual 303 - SILVER AGE / 1965Daredevil 9

Depois de dois anos, a revista dos X-Men passa a ser mensal e já ganha mais uma saga. Dessa vez são três edições trazendo a aventura que conta a origem dos Sentinelas. E também um novo passo na eterna desconfiança dos humanos para com os mutantes.




Os mutantes adolescentes estavam ainda se recuperando da batalha contra o Fanático quando recebem a notícia que poderiam sair em férias. Scott Summers não tem coragem de convidar Jean Grey para viajar com ele, e ela parte pegando uma carona com o Anjo, enquanto Hank "Fera" e Bobby "Gelado" vão ao velho Café a Go-Go curtir as bizarrices dos malucos que frequentavam aquele lugar.



Porém, um antropólogo chamado Bolívar Trask dá uma declaração bombástica aos jornais dizendo que a raça mutante é uma ameaça ao mundo e que eles tém planos de escravizar os humanos. O Professor X lê a notícia e propõe um debate com Trask na TV, mas Trask aparece já demonstrando sua mais nova invenção: robôs gigantes desenvolvidos para enfrentar mutantes, denominados Sentinelas.



Como um antropólogo não poderia dominar a tecnologia nem programação (de acordo com as palavras do Professor X), logo na primeira simulação os robôs demonstram vontade própria e atacam os humanos, exigindo o Molde-Mestre para uma produção em massa, pois de acordo com a lógica dos Sentinelas, eles deveriam liderar os humanos para poder protegê-los.



Charles convoca seus pupilos usando seus poderes metais e controla os humanos presentes para que eles não percebam a ameaça e nem descubram que ele lidera os mutantes. Mas os Sentinelas conseguem escapar voando, deixando apenas um que aparentemente se desligou sozinho, e os X-Men perseguem os robôs até a base deles, escondida no meio do nada.



O sistema de defesa da base é forte demais e os X-Men são forçados a se afastar. O Professor X consegue enviar um ataque mental nos Sentinelas que operavam as armas e ganha tempo para a invasão do Fera e do Homem de Gelo, mas a invasão é um fiasco (por causa de um plano muito do absurdo) e eles são capturados e presos em uma câmara de gás.



O Molde-Mestre se revela como sendo um Sentinela gigantesco e seus planos começam a aparecer distorcidos da programação inicial de apenas atacar mutantes. O Fera é colocado em uma sonda psíquica e começa a falar seus segredos. Conhecemos então a origem dele, resultante de radiação em demasia recebida por seu pai quando trabalhava em um projeto atômico. Trask é forçado a trabalhar em novas máquinas e fica estupefato quando o Fera diz que a missão dos X-Men é proteger a humanidade, o que faz com que ele decida não ajudar o Molde-Mestre.



Enquanto isso, Ciclope, o Anjo e a Miss Marvel conseguem entrar na fortaleza e libertam o Homem de Gelo, mas acabam encurralados. O Professor X também tenta um ataque direto ao Molde-Mestre usando o poder de se projetar pelas ondas elétricas de seu cérebro, mas o enorme ser de metal contra-ataca com energia elétrica, fazendo com que o Professor X tenha que recuar. O problema é que não sobrou muita força para que a projeção mental retornasse ao corpo.



Xavier consegue retornar mas a fortaleza dos Sentinelas afunda na terra e o professor fica sozinho. Ele se arrasta até a estrada mais próxima e, usando seus poderes mentais, consegue influenciar um motorista a levá-lo de volta ao estúdio para que ele pudesse examinar o que causou a pane no Sentinela que apagou no começo da história.



Enquanto isso, os X-Men aproveitam que os Sentinelas traziam o Fera para juntá-lo ao grupo de prisioneiros e atacam no momento em que se abre uma brecha na estrutura que os mantinha presos. Ciclope e sua turma conseguem derrubar alguns robôs, mas uma outra leva de enormes seres de lata chegava ao local, preparando-se para um ataque final.



Justo nesse momento, a polícia sobrevoa o local com um enorme cristal, que drenou toda a comunicação do Molde-Mestre com os demais Sentinelas. Charles Xavier havia descoberto que o Sentinela que caiu no estúdio de TV havia sido impactado pela interferência dos cristais de uma fábrica vizinha. O professor aproveita para ajudar seus jovens a fugirem sem serem rastreados pela polícia, evitando mais dor de cabeça.



Durante a fuga, a fortaleza começa a ceder e Bolívar Trask, que estava sendo forçado a construir mais Sentinelas, decide arriscar tudo e desobedecer o líder dos Sentinelas, destruindo a fonte de energia do local. A ação gera uma explosão enorme e Trask acaba morrendo junto com o agora desligado Molde-Mestre.



A construção das historias dos X-Men melhora consideravelmente e os jovens mutantes são testados das mais diferentes formas. Novos inimigos, novas discussões morais e novos desafios deixam a revista dos homo superior mais interessante. Mas nem tudo é novo na revista, e alguém das antigas vai voltar.



http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_14
http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_15
http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_16


Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Os X-Men Vol 2





0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.