quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Marvels Vol 1 2 - Fevereiro/1994


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
03 - SILVER AGE /
< Marvels >
1965
Amazing Spider-Man 30

Se você é uma pessoa que gosta de ler as historias da Marvel cronologicamente, da forma que esse site divulga e se você gosta de ret-cons. que respeitam a cronologia, essa revista é obrigatória. Uma obra-prima de Kurt Busiek e Alex Ross mostrando a visão humana dos anos 60 no meio do mundo infestado por super-heróis e super vilões, complicada ainda mais por um movimento racista crescente contra uma raça até então desconhecida chamada mutantes.



A história é a visão do fotógrafo Phil Sheldon sobre a cidade de Nova York da década de 60, que recebia a legião de seres maravilhosos (marvels) que defendiam a Terra dos perigos que também não eram bem entendidos. Sheldon trabalha para o Daily Globe e cobre os eventos que contam com a presença de super heróis, como os Vingadores enfrentando os Mestres do Terror, ou ainda um chamado flamejante de Johnny Storm nos céus. A Vespa lançava moda e os X-Men salvavam pessoas inocentes nas ruas, mas eram hostilizados por serem mutantes.





E Phil se vê participando do movimento contra mutantes e, para piorar, da uma tijolada na cabeça do Homem de Gelo. Os heróis não revidam porque Ciclope disse que não valia à pena. Essas palavras são suficientes para deixar uma confusão na cabeça de Phil, que entende que o herói mutante minimizou a importância dos humanos.



O destino sempre apronta das suas e a esposa de Phil, junto com suas duas filhas pequenas, tem uma surpresa para ele. Elas encontraram uma criança mutante e estavam protegendo-a. A confusão na cabeça de Phil explode e ele sente dó da pequena garota abandonada pelos pais.


O noivado e o casamento de Reed Richards e Susan Storm são dois eventos que contam com a presença do fotógrafo e a nova formação dos Vingadores também é destaque, enquanto Phil tenta pesquisar mais sobre mutantes, até que ele decide procurar pelos próprios X-Men para entender melhor a natureza diferenciada desses seres. Mas ele é coroado com um debate na TV entre um antropólogo e um professor mostra para ele o quanto esse ódio pode ser perigoso. Os Sentinelas atacam os humanos, e quem os salva são os próprios seres que deveriam ser caçados.



Com toda a revolta nas ruas, Phil corre para casa com medo de terem descoberto a garota mutante lá e alguma ação mais agressiva pudesse ter acontecido com sua família. Ele encontra sua esposa e filhas bem, mas desesperadas pois a garota decidiu fugir. A pergunta final que uma de suas filhas faz traz o arrependimento e a opinião dividida mais latente. Eles nunca saberiam se a jovem mutante ficou bem.



A luta do Homem Formiga com o Homem Aranha, o rapto da Mulher Invisível pelo Quarteto Terrível e o desafio do Homem de Ferro contra o Homem de Titânio surgem na trama e demonstra o nível de pesquisa feita pelos autores para a obra. Uma excelente revista, que diverte muito quem gosta de cronologia. E a arte... é de dar inveja!




http://marvel.wikia.com/Marvels_Vol_1_2


Publicada no Brasil
Marvels - Edição de 10º Aniversário
Coleção de Graphic Novels Marvel n° 13 - Marvels



2 comentários :

  1. Ótima história mesmo,e tem a continuação que é Marvels 2 e Catástrofe,me diga uma coisa,o que vc acha sobre o que Dan Slott fez com o aranha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque. A continuação que você diz deve ser a que saiu por aqui com o nome "por trás da câmera". Não li ainda, mas aparentemente se passa também na época que eu cubro no blog. Vou pesquisar e espero que seja tão boa quanto esse primeiro volume.
      Quanto às historias do Dan Slotr, não tenho acompanhado muito, até por não ter tempo para ler coisas mais novas. Mas é polêmico demais. Vão acabar dando um jeito...
      Grande abraço e obrigado pela visita!

      Excluir

Os comentários são moderados.