segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Journey into Mystery Vol 1 116 e 117 - Maio e Junho/1965


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
Avengers: Earth's Mightiest Heroes
6 (Seq 5), 7 e 8
03 - SILVER AGE / 1965Tales Of Suspense 66
(Homem de Ferro)

Thor retorna à Asgard para cumprir com suas obrigações. Odin decidiu conclamar o julgamento dos deuses para decidir quem estava mentindo sobre a briga e a presença de Jane Foster em Asgard. E Odin, pessoa justa que é, senhor todo-poderoso, coloca seus dois filhos frente à frente e.. organiza uma corrida?



Odin ordena que seus dois filhos sejam enviados à Skornheim, "onde até mesmo um imortal pode encontrar a morte". Eles deveriam ir desarmados e o primeiro que retornasse à Asgard seria aquele que conta a verdade. Parabéns, Odin! Excelente justiça!



Não bastasse a decisão absolutamente sem sentido de Odin, Thor entrega seu martelo mas Loki consegue ser transportado com uma série de pedras místicas que lhe dão os poderes necessários para atravessar todos os perigos daquele local, deixando Thor com todo o trabalho braçal. Eles enfrentam um solo movediço, uma floresta de espinhos, um gigante guerreiro, um deserto seco e uma floresta de plantas carnívoras. Eles não... Thor enfrenta tudo aquilo, enquanto seu oponente se aproveita dos poderes das pedras.





Para piorar ainda mais a situação de Thor, Loki mostra que Jane Foster está sendo ameaçada pela Encantor e pelo Executor, que agiam sob sua orientação para atrapalhar a concentração do herói.



Por sorte, Balder avistou a ação da dupla de aliados de Loki e, na maior cara de pau, entra no banheiro de Odin e interrompe o banho real, pedindo autorização para interferir em favor da jovem. Pelo menos uma vez nessa história Odin toma uma decisão mais sensata e autoriza a ação de Balder.



Jane corre pela rua e o Executor vai causando tumulto com o povo. Como ainda estavam com seus poderes limitados, Encantor e o Executor chegam a temer um linchamento quando a população percebe que a moça estava em perigo. A confusão com Jane e os asgardianos é vista por um jovem membro da Brigada Juvenil e ele tenta enviar um alerta para algum herói, porém ninguém estava disponível.



O Homem de Ferro, o Capitão América, o Gigante e a Vespa, ainda nos Vingadores, discutiam a relação, decidindo o futuro do grupo de heróis e não ouvem o telefone. O Demolidor procurava por Namor e estava ocupado e o Quarteto Fantástico nem é encontrado, já que estava com problemas com o Quarteto Terrível. Esse terrível grupo chega até a desconfiar que o Tocha Humana havia conseguido voltar da ilha onde ficaram aprisionados, ao verem um risco de fogo no céu, mas era Balder chegando em Midgard.



Thor até consegue alcançar Loki, mas no último momento o deus da trapaça aproveita que seu meio-irmão estava cansado enquanto ele tava numa boa por causa das trapaças que usou na competição e chega primeiro de volta à Asgard.



O mais difícil disso tudo é entender o que se passa na cabeça desses deuses nórdicos. Esse é o julgamento dos deuses? Odin vai saber quem é mentiroso desse jeito? Quem ganha uma corrida é quem fala a verdade? Não tem um mínimo de segurança para ver se os "réus" estão jogando limpo? Aonde vamos chegar, deus dos deuses? Thor bem que poderia também contratar um advogado para defendê-lo.



E a maior pérola disso tudo foi Odin tomando banho e Balder entrando no banheiro! Odin teve que sair de roupão e pantufa para ver o que estava acontecendo.



Ao retornar a Asgard na edição 117, a primeira coisa que Loki faz é se livrar das pedras encantadas, mas Thor ameaçar encher ele de porrada se ele não disser onde ele escondeu as provas de sua trapaça. Loki diz que as pedras estão na Terra, mas a guarda de Asgard chega e os leva ao soberano Odin.



Loki nega sua trapaça quando acusado, e Odin permite à Thor procurar as provas de sua acusação, que o tornariam vencedor do Julgamento dos Deuses, e dá 24 horas para o deus do trovão retornar. Thor, sem perder tempo, retorna à Midgard e, logo ao chegar, avista Balder enfrentando a Encantor e o Executor. Os dois vilões decidem fugir e largam Jane Foster à salvo.



Balder apaga de novo a memória de Jane e a leva para casa enquanto Thor usa as vibrações de seu martelo para descobrir onde estavam as pedras encantadas. Mjolnir direciona Thor para uma área no meio da guerrilha no Vietnam e Thor tem que seguir pelo meio da floresta para evitar os ataques das baterias anti-aéreas.



Thor não conseguia seguir pela floresta com sua roupa pesada e sua capa que prendia em tudo quanto é galho e ele decide se transformar no Dr Blake, mas os vietcongs, que estavam camuflados, conseguem aprisionar o médico. 



Tudo isso havia sido planejado por Loki e Thor caía direitinho. As pedras haviam caído no armazém onde os vietcongs guardavam as bombas e, não sei como, imaginou que Thor se transformaria em Donald Blake, tornando-se mais vulnerável. Mas o deus da trapaça não contava com a presença da família do comandante daquele local brigando com ele, por ele ter traído seu povoado ao se tornar comunista O vietcong perde a cabeça depois de ouvir todo tipo de insulto e acaba matando sem querer sua mãe e seu irmão.



No meio da confusão, Blake consegue bater sua bengala no chão e se transforma em Thor. Ele recupera as pedras encantadas de Loki e foge do local na hora que o comandante dos vietcongs se desespera com a besteira que havia feito e se mata, explodindo a sala de munições.




Toda a tragédia poderia ter sido evitada se Thor não decidisse se transformar em Donald Blake bem no meio do Vietnam. Se ele arrebentou toda a floresta de espinhos em Skornheim, porque não fez a mesma coisa aqui? Medo do greenpeace? 



Descobrimos que as pedras encantadas usadas por Loki eram de Karnilla, que aparece pela primeira vez fora dos Contos de Asgard, que eram publicados também na revista JiM. Essas deusas nórdicas são realmente umas divindades!




http://marvel.wikia.com/Journey_into_Mystery_Vol_1_116
http://marvel.wikia.com/Journey_into_Mystery_Vol_1_117

* Essas histórias se passam em paralelo aos eventos que culminaram na nova formação dos Vingadores. Para mais informações, veja o chart cronológico do site.

Publicada no Brasil
O Poderoso Thor (Álbum Gigante) 4ª Série - n° 20 e 21





0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.