quarta-feira, 17 de julho de 2013

X-Men Vol 1 12 e 13 - Julho e Setembro/1965


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
Amazing Spider-Man 2403 - SILVER AGE / 1965Avengers 15 e 16
Seq 1 e 2

Origem dupla! Uma história que ocupa duas edições da revista dos X-Men, feita para contar a origem do até então misterioso Professor X, e de quebra introduzir um ótimo personagem na galeria de inimigos dos jovens mutantes. É a chegada do Fanático.



A primeira parte da história tenta fazer suspense enquanto o Professor X finalmente revela aos X-Men sua origem. O mentor do grupo mostra aos adolescentes o Cérebro, que até então só era conhecido pelo Ciclope. Até porque a máquina fazia um barulho infernal, tornando impossível mantêm-lá em segredo.


O Cérebro alertava para a aproximação de um poderoso mutante, e o Professor sabia bem quem ele era. Os jovens fazem barricadas ao redor da escola para mutantes com muros de gelo, fosso, bombas de gás e muito mais, mas nada parece segurar o oponente que se aproxima.


Enquanto o sinistro vilão vai chegando perto, o Professor X conta aos jovens que o oponente que estava vindo é seu meio-irmão e começa a contar seu passado. Ele revela que seu nome é Charles Xavier e que perdeu seu pai quando ainda era criança.


Ele sabia que seu padrasto tinha se omitido no salvamento de seu pai, mas após sua mãe casar novamente ela também morre e o garoto fica sob a guarda do padrasto. Para piorar, o padrasto já tinha um filho que era um verdadeiro porre. Seu nome era Cain Marko e ele vivia para irritar o pequeno Charles.


Charles começa a entender seus poderes telecinéticos, perde os cabelos enquanto vai crescendo, mas Cain continuava infernizando sua vida, até que um acidente com produtos químicos acontece graças às brigas entre eles e acaba matando o pai de Cain, que antes de morrer fala a Charles que a morte de seu pai havia sido um acidente.


Os dois ainda brigaram outras vezes até que eles acabaram indo lutar numa guerra na Coreia. Eles acabam encontrando um templo perdido de Cyttorak, mas Cain deu uma de ganancioso e pegou uma das gemas encantadas do local e acabou sendo irradiado por um poder desconhecido. A caverna ruiu mas Charles escapou.


Com tamanho poder, Cain acabou sobrevivendo ao desmoronamento e ficou invencível e irrefreavel, passando por tudo que estivesse em seu caminho para reencontrar seu meio-irmão e se vingar. E ele finalmente chega à porta de entrada da mansão, arrebentando até as paredes de aço que a protegiam. Encarando seu irmão pela primeira vez em anos, Charles o chama de "Fanático".


Desse momento em diante a luta passa a ser corporal. Nada parece deter o Fanático, mas o Ciclope consegue fazer um buraco enorme no chão com suas rajadas de energia, jogando o inimigo lá dentro. Enquanto o Fanático cava seu rumo para fora do buraco, o Professor X usa um capacete mental para recarregar sua energia psíquica e enviar um pedido de socorro.


O pedido é recebido por Matt Murdock, o Demolidor, graças a seus sentidos amplificados, mas ele estava no meio de uma audiência e não podia ajudar. A Brigada Jovem também percebe o chamado, mas não entende o que acontecia. Quem pressente o chamado e decide atender é o Tocha Humana.


Enquanto o jovem Storm chega, o Fanático vai derrubando os X-Men. Todos tomam uma belíssima surra e vão ficando pelo caminho. O Professor orientava os ataques de seus pupilos mentalmente, mas ninguém conseguia arrancar o capacete do insano personagem.


Com a chegada do Tocha, o Fanático acaba ficando atordoado com a claridade de uma supernova, dando tempo suficiente para o Anjo, em um último esforço, arrancar finalmente o capacete do Fanático, deixando-o exposto ao poder mental do Professor X, que o derruba com suas ondas telecinéticas.


No cômputo geral, a história é boa. Ver um opositor tão letal assim é interessante e eleva o nível de ameaças contra o grupo de jovens mutantes, já que o grupo de Magneto não tem mais tanta força. Mas será que eles não poderiam ter treinado ou se organizado para tirar o capacete do Fanático lofgo de uma vez? Outra falha foi ver o Cérebro captando o Fanático, pois ele não é um mutante! Mas sabe-se lá!


O Professor X ainda manipula a mente do Tocha e faz com que ele esqueça tudo aquilo que se passou. Quero acreditar ele esteja protegendo a localização da escola dos mutantes.


Mas com seus jovens discípulos o tratamento é diferente. Mesmo arrebentados, eles ganhariam vassouras para arrumar a escola, que ficou em frangalhos! Pelo menos eles foram tratados por uma "excelente" enfermeira. Jean Grey teve que ouvir todo tipo de gracinha dessa vez!


E duas curiosidades... A primeira é que na edição 13 o logo da Marvel na capa mencionava "Marvel Pop Art Productions", que foi uma tentativa de Stan Lee mudar o nome da empresa, rapidamente rechaçada pela opinião dos fãs em dezenas de cartas. A segunda é uma menção incorreta dada embum quadrinho quando Johnny questionava a veracidade do chamado mental do Professor X. Ele estava preocupado com um possível golpe de algum inimigo para tumultuar o casamento de Reed e Sue, que aconteceria na revista Fantastic Four Annual 3. Ele menciona incorretamente "Fantastic Four Annual 4". Fail!!!



http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_12
http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_13

Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Os X-Men Vol 2






0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.