quarta-feira, 15 de maio de 2013

Avengers Vol 1 13 a 14 - Fevereiro e Março/1965


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
Strange Tales 129 (Dr Estranho)03 - SILVER AGE / 1965Avengers: Earth's Mightiest Heroes 5 Seq 1 e 2

Uma organização internacional, inspirada na máfia, dá as caras e movimenta o mundo do crime no Universo Marvel. Com ramificações em diversos países, a Maggia conta com grandes recursos, mas chegar ao ponto de vermos os Vingadores enfrentando assaltantes, é muito exagero, ou muito desperdício de poder.


 

Esse é o começo dessa história que perdura por duas edições de "Avengers Vol 1"... Os Vingadores impedem um roubo de peles para contrabando. Só que um dos lideres da Maggia, repleto de artefatos incríveis como um teleportador de imagens, fica irritado e resolve trazer para Manhattan seu castelo europeu(!) e decide acabar com os heróis que ameaçavam os lucros desse negócio ilegal.


O Conde Nefaria convida os heróis para a inauguração de seu castelo, que seria um evento beneficente. A Brigada Jovem vai junto mas tem que ficar esperando do lado de fora, enquanto os heróis são conduzidos aos seus quartos. Porém eles são hipnotizados pela iluminação e perdem a noção do tempo.



Enquanto isso o Conde Nefaria faz clones das imagens dos heróis (pelo visto virou moda entre os vilões) e coordena aquelas imagens para ameaçarem os EUA. Aquilo soa como uma declaração de guerra e o país mobiliza suas forças armadas para atacar os heróis. Só que as imagens criadas por Nefaria sumiram e os verdadeiros Vingadores acabam sendo atacados, sem entender nada.



Ao descobrirem o motivo do ataque, os Vingadores desconfiam de Nefaria e resolvem investigar, sem saber que o conde havia capturado Rick Jones e a Brigada Jovem, que tentaram entrar no castelo depois de cansarem de esperar pelos heróis (sabe-se lá quanto tempo eles ficaram esperando!). Com a comoção mundial da população, até o Quarteto Fantástico é impedido de sair de casa - um plot bem legal contra os heróis...



Quando finalmente os Vingadores desmascaram o conde, que não oferece a menor resistência a não ser a ameaça aos jovens amigos de Rick Jones, há uma batalha feroz com o exercito e os capangas da Maggia. Os heróis salvam a molecada da Brigada e provam sua inocência. Mas nem tudo termina bem, quando o Gigante vê a Vespa sendo amparada por Rick Jones, após ser alvejada por uma bala perdida.



Um vilão nefasto (que trocadilho, heim...) que serve mais para instaurar a organização criminosa Maggia e suas traquitanas tecnológicas do que se firmar como um inimigo perigoso. Achei tudo muito forçado na história, a não ser a comoção final em torno da Vespa... Confesso que fiquei com dó dela... Logo eu que sempre a critiquei!



Já na edição 14, Hank sai desembestado pelas ruas carregando Janet nos braços até o hospital e se descontrola com os médicos que a examinam, quando eles detectam que ela possui um ferimento grave nos pulmões. Depois de quase apanhar do Gigante, o médico lembra que apenas um cirurgião no mundo seria capaz de salvá-la, mas ele encontrava-se em algum lugar na Europa e Thor se oferece para atravessar o oceano impulsionado pela força de seu martelo e encontrar o médico.



Depois de procurar por algum tempo, Thor encontra o doutor e o leva sem maiores explicações até onde a Vespa era tratada. O médico se recusa a ajudá-la e o Gigante tem um novo acesso de raiva e agride o médico. Só que Hank, sem querer, acaba arrancando uma máscara e revela um extraterrestre, que imediatamente morre sem conseguir respirar nosso ar. Isso explica por que o médico se recusava a ajudar e andava fora dos holofotes.



Os Vingadores decidem uma ação desesperada para encontrar o verdadeiro médico e mobilizam todos os recursos possíveis para isso, indo desde formigas do mundo inteiro até uma sonda espacial de Tony Stark, que circula o planeta em busca do cirurgião escondido.



Por eliminação, eles chegam a conclusão que o médico só pode estar com os outros alienígenas em algum dos pólos da Terra, e Thor usa os poderes de Mjolnir para escolher o Polo Norte. Numa corrida contra o relógio, os heróis se dirigem ao Circulo Ártico e encontram os Kallusianos, alienígenas escondidos em uma caverna profunda no gelo, mas logo ao entrar na caverna, os heróis são paralisados pelos estranhos seres e descobrem que eles estão ali refugiados de um ataque interestelar.



Mas Thor não foi afetado pelos raios paralisastes e ataca os ETs, libertando seus colegas. Eles procuram o médico, que conta que estava ali para ajudar os aliens, salvando-os de nossa atmosfera onde eles não conseguem respirar. Acontece que toda aquela bagunça expôs o esconderijo dos Kallusianos e eles decidem deixar a Terra para enfrentar seus inimigos sem prejudicar o planeta que os abrigou.



Tudo aquilo era acompanhado pelo Vigia que, como sempre, só observava. Os Vingadores levam o médico ao hospital o de a Vespa perecia e ele consegue salvá-lá no ultimo instante. E o último quadrinho da história diz que se recusa a mostrar os heróis com lagrimas nos olhos.



Destempero de Hank Pyn, nervos à flor da pele, sentimentos exacerbados e muitas decisões tomadas sem reflexão prévia. Nem Thor se lembrou que Donald Blake é um excelente cirurgião que poderia ajudar a Vespa (ou se lembrou mas quis manter sua identidade secreta)



Mas pelo menos, finalmente, depois de duas tentativas frustradas (1,2), surge o famoso grito "AVENGERS ASSEMBLE"



http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_13
http://marvel.wikia.com/Avengers_Vol_1_14

Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Os Vingadores Vol 2







2 comentários :

  1. ótimo post... ainda mais pq eu não tenho essas histórias:

    elas saíram na 2º BHM dos vingadores, mas eu perdi essa ed. (só tenho a 1º)!!!

    gosto dessa fase... tinha suas tosquisses e ingenuidades... mas era sempre uam leitira agradável!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Léo. Essa segunda BHM dos Vingadores quase não se acha nas livrarias. Achei a minha em um sebo na internet. Vale muito pelas historias ousadas que alteraram a formação dos Vingadores definitivamente.

      Excluir

Os comentários são moderados.