sábado, 2 de março de 2013

Untold Tales of Spider-Man Annual Vol 1 1997 - Julho/1997


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
Fantastic Four 3203 - SILVER AGE / 1964Uncanny X-Men 8

Mais uma edição anual com uma história especial. Dessa vez, Untold Tales traz uma história que reune todos (sim, todos) os heróis em uma aventura contra um novo vilão, chamado Sundown. Teve até uma capa especial, com uma imagem que avançava para a contracapa! Excelente!



O Aranha fazia sua patrulha noturna costumeira e, ao passar em frente à Osborn Chemicals, vê um cara sair voando após uma explosão. O Aranha, acostumado com os super vilões da época, aborda o estranho querendo saber de suas intenções, mas o Sundown se defende e foge.



Na sequência, diversos heróis tentam impedir o auto-intitulado Sundown de continuar com seu vôo ameaçador, enquanto o estranho rapaz aparenta estar atordoado e descontrolado. O Demolidor foge dos ataques, o Gigante percebe que o vilão consegue cada vez mais poder e que o estranho inimigo absorve cada vez mais energia, fazendo até com que a luz do sol diminua. Um a um, todos os demais heróis vão sendo chamados... Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Thor, Dr Estranho, X-Men... Todos!



O Aranha resolve investigar quem poderia ser aquele ser e volta à Osborn Chemicals para tentar descobrir alguma coisa. Ele vê os cientistas falando sobre David Lowell, que surtou após experimentar uma fórmula de um super fertilizante em que trabalhava, e descobre que ninguém gostava do cara. Nem mesmo a esposa de Lowell o amava de verdade e aparentemente apenas uma garotinha vizinha do cientista tinha algum apreço por ele. Dessa forma, Sundown era apenas um cara sob forte estresse, que foi visto como uma ameaça por todos, inclusive pelo próprio Aranha.



Há uma rápida passagem onde vemos que até o Dr Banner estava sendo procurado para ajudar e até Namor passa perto da praia para ver o que estava acontecendo, apenas como desculpa para mostrar os dois também. Depois disso, o Aranha vai até o local onde a mega-luta acontecia e tenta convencer Sundown que as coisas poderiam se resolver se ele se acalmasse. Sem sucesso, o cabeça de teia vira o centro das atenções de Sundown por ser o único ali que sabia quem era o vilão. Mas a garotinha que gostava de Lowell tenta um contato e acaba ferida, fazendo com que o vilão percebesse o que estava fazendo. Ele pede para ajudarem a menina e se entrega à polícia.



Cronologicamente, essa história traz diversos detalhes interessantes. Vemos Pepper Pots e Happy Hogan ainda desconfiados do Homem de Ferro que havia tomado o lugar de Tony Stark nas Indústrias Stark. Outro fator importante é o Ciclope falando sobre a ausência do Professor X e o papel dele como líder dos X-Men. O Capitão América continuava procurando sua vingança contra Zemo, o Demolidor ainda usava seu uniforme amarelo (isso só mudaria em abril de 1965) e o Senhor Fantástico continuava trabalhando na fórmula para transformar o Coisa de volta a Ben Grimm.



Vemos ainda Norman Osborn explicando que não queria ninguém mexendo nas pesquisas de David Lowell por serem muito semelhantes ao soro que transformou Norman no Duende Verde, apesar de que na época em que se encaixa essa história, a identidade do Duende ainda era desconhecida. Sundown foi publicado nessa história para ilustrar sua primeira aparição na revista Amazing Spider-Man Annual 97, em um belo golpe de marketing (mas nós só veremos o vilão novamente quando formos analisar o ano de 97). E Peter continuava tentando convidar Betty Brant a um novo encontro... Tinha que ter uma do Peter Parker!



http://marvel.wikia.com/Untold_Tales_of_Spider-Man_Annual_Vol_1_1997




2 comentários :

  1. Putz, acho q pularam essa no Brasil, hein??

    não me lembro de ter visto essa história aqui na época...

    bem q podiam encadernar toda essa série e lançar na ordem agora, né?

    "Arquivos Secretos" foi a melhor coisa q aconteceu com o aranha nos anos 90...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito dessa serie! Um trabalho respeitável feito para fãs, principalmente quando lidos em conjunto com as historias dos anos 60.

      Seria um ótimo material pra sair encadernado!

      Excluir

Os comentários são moderados.