domingo, 23 de dezembro de 2012

Wolverine: Origin - Dezembro/2001 a Abril/2002


Edição Anterior
Arco / Ano
Próxima Edição
---01 - Golden Age

Uma excelente história, repleta de surpresas, reviravoltas, e uma ambientação sensacional. É isso que encontramos em Origin, um encadernado que contém as seis edições publicadas no final de 2001 / começo de 2002. Esse arco traz uma visão sobre a infância e a adolescência de James Howlett, também conhecido como Logan.



Criado em Alberta no Canadá, James era filho de um nobre e bondoso senhor, que guiava suas atitudes sempre usando princípios justos. Na infância, no final do século XIX, foi criado junto com Rose O'Hara e "Dog" Logan, esse último, filho de um dos criados. Mas durante sua juventude James vê Dog forçando Rose a se relacionar com ele e o delata, causando uma serie de eventos terríveis.



Dog Logan e seu pai são expulsos da casa pelo pai de James, mas não aceitam bem a expulsão e enfrentam o senhorio. O pai de Dog enfrenta o pai de James e o senhorio acaba morto. Transtornado, James também é atacado mas acaba marcando o rosto de Dog e matando o pai dele, logo depois de perceber que garras haviam crescido em suas mãos. A mãe de James demonstra então que Dog é seu filho também e se mata. A tragédia é completa.



James e Rose fogem para outro estado e o garoto passa a usar o nome Logan para não ser identificado. Aparentemente, ele perde a memória e eles começam a viver em um vilarejo que era comandado por Smitty, um senhor justo e de pulso firme. O novo Logan passa a trabalhar com Smitty e eles ficam amigos, mas acaba acontecendo uma aproximação entre Rose e Smitty, deixando Logan incomodado. Logan, mesmo sem lembrar dos acontecimentos com sua família, sabe que tem algo selvagem dentro de si.



Ele caça com lobos à noite enquanto trabalha durante o dia. Um de homens que mostravam antipatia por Logan sabota seu trabalho e causa um acidente, mas Logan sobrevive e ainda vira herói por ter salvado uma criança. Sua imagem é ótima entre os moradores do vilarejo, e ele é considerado um verdadeiro carcaju (ou Wolverine, traduzindo para o inglês canadense), animal selvagem do Canadá. Mas ele vê Rose e Smitty se beijando e surta, saindo para deixar seu lado animalesco aflorar entre os lobos.



Os fantasmas do passado retornam quando seu velho amigo Dog reaparece com as cicatrizes no rosto, à procura de Logan. Enquanto Smitty e Rose planejam se mudar, um campeonato de boxe acontece na cidade e para ganhar algum dinheiro, Smitty e Logan se inscrevem e acabam fazendo a luta final. Logan deixa Smitty nocauteá-lo, mas após a luta ele tem que enfrentar Dog, que finalmente o encontrou.



Dog faz com que Logan relembre todos os acontecimentos fatais com sua família. Deixando sua raiva aflorar, as garras emergem das mãos de Logan para golpear Dog, mas antes do ataque, Rose tenta defender Dog e acaba sendo atingida e morre. Logan foge para as montanhas e não é mais visto, enquanto todas as memórias de Rose, registradas em um diário, são jogadas em uma fogueira.



Uma belíssima história, que traz uma visão essencial sobre os primeiros dias de Wolverine. A reviravolta inicial com o personagem usando o nome de seu amigo é uma surpresa incrível, assim como a construção do caráter do personagem durante a estadia no vilarejo. Vemos um Logan cada vez mais violento, descobrindo sua verdadeira natureza. É uma obra prima de Paul Jenkins e Joe Quesada.



http://marvel.wikia.com/Origin_Vol_1_1

*O começo dessa história se passa ainda no século XIX, e os acontecimentos finais acontecem em algum momento muito antes de Logan ser encontrado e ser usado no Experimento X. Seria possível separar os eventos, visto que há seis revistas nesse encadernado, mas a leitura completa é muito mais rica, por essa razão, considerei o final da história para posicioná-la no período ainda antes das Guerras, junto com as histórias da Golden Age.

Publicada no Brasil
Origem - Edição Encadernada
Coleção Graphic Novels Marvel n° 26 - Salvat




*** Atualização ***
Link para download


5 comentários :

  1. Cara, não tem a HQ pra baixar =[, procurei em vários lugares...os poucos que tem tá com o link quebrado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, você tem duas alternativas... Eu uso muito uma busca de torrent, e há um grupo chamado Complete Marvel Chronology. Os torrents estão meio espalhados mas é fácil de achar. A outra alternativa é aguardar mais um pouco pois a Salvat vai publicar esse encadernado novamente no Brasil, na Coleção de Graphic Novels Marvel.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Amigo, este site é sensacional!
    Tenho usado ele muito como guia pra ler coisas cronologicamente.
    Tenho algumas sugestões para deixá-lo ainda mais perfeito, caso queira saber:
    - Colocar os créditos de quem fez a história;
    - Colocar a edição que a história foi publicada no Brasil (se houver).

    Uma dúvida: Eu busquei e não achei, mas essa história aqui : http://marvel.wikia.com/wiki/Before_the_Fantastic_Four:_Ben_Grimm_and_Logan_Vol_1)
    envolve o Logan, Ben Grimm, Natasha, Carol Danvers etc Danvers, Fury e Stark nas antigas (Hero Gap), sei que tá fazendo aos poucos esse trampo, mas fica a dica de inserção.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Doug! Obrigado pelos elogios e pelas dicas!
      Gostei da sugestão sobre os créditos de quem fez a história... Vou estudar como fazer.
      Quanto à publicação no Brasil, a maioria dos ppsts já tem a informação, no fim da resenha, no box azul!
      Vou ler essa história do 4F... Já coloquei na fila!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Legal!
    Vdd, nõa tinha visto o box azul, pq tdas as outras histórias que eu li não foram publicadas aqui :)
    Esse do 4F foi publicado no HA Premium 14 da abril. Mas teve tb o Before FF do Richards e dos Storms tb que não foram publicados aqui.
    Outra que pega o Wolv e o Grimm antes até dessa história é essa: "O passado secreto de Wolverine", publicada aqui em WV #89 da abril.
    Abs e Excelsior!!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.