sábado, 1 de setembro de 2012

Daredevil: The Man Without Fear Vol 1 1 a 5 - Outubro/1993 a Fevereiro/1994



EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
Daredevil 103 - SILVER AGE / 1964Elektra #-1

Uma revista impressionante de Frank Miller com desenhos violentos de John Romita remoldam o surgimento do Demolidor, nessa versão detalhada e muito melhorada sobre nosso herói sem medo. É muito fácil utilizar essa história como sendo a edição definitiva sobre a origem do personagem.





O enredo principal da primeira revista dessa coleção é o mesmo do conto original, com muito mais detalhes. O pequeno Matt Murdock, filho de um boxeador falido, que ficou cego após um acidente com material radioativo.





Os poderes do rapaz vão sendo introduzidos na trama e conhecemos Stick, um misterioso homem que também é cego e que acompanhava o jovem por algum tempo, decidindo ser treinador de Matt para arrancar dele todo o medo que estava sentindo do mundo e de si mesmo.




Sem saber do treinamento do garoto, Jack Murdock cuidava de seu filho e consegue alguma grana com lutas de boxe. Mas logo descobre que tudo era uma armação do Manipulador, que cobra do lutador que ele entregue a próxima luta. Jack decide não entregar para mostra ao seu filho sua dignidade e acaba sendo punido com a morte na mesma noite. 




Matt deixa seu ódio fluir pelas suas veias e vai atrás dos culpados pela morte de seu pai. Um a um, os envolvidos na armação vão sendo eliminados de forma brutal pelo jovem cego. Até que ele chega em um dos mais influentes bandidos do bairro, o Manipulador.





Empolgado com tudo o que acontecia,  Matt ataca o bandidão em um clube de strip mas a confusão que o ataque causa faz com que uma das prostitutas acabasse caindo pela janela. Matt sentiu o peso de uma morte desnecessária e foge do local, fugindo até a academia onde treinava com Stick. Mas o conselheiro não estava por lá...




Stick abandona Matt por causa do acidente causado pelo jovem. Stick também treinou uma garota chamada Elektra mas também a abandonou pois ela também decidiu seguir seus próprios instintos assassinos. O que se insinua é que ela sofria com pensamentos que não eram dela (possívelmente da organização Tentáculo)...



Garota que o próprio Matt conheceria um ano depois, quando estava na faculdade. Murdock conhece Elektra durante as noites em que ele perambulava pelos telhados, e a moça mostra todo o seu lado insano quando perturba as emoções do moço, fazendo com que ele mergulhe de um penhasco para salvá-la, quando ela não mergulhou de verdade e apenas ludibriou o cego.




Enganado pelas ações da moça, ele resolve se vingar e invade a mansão onde ela morava com o pai, um poderoso diplomata. Mas Matt se descuida e é descoberto, causando enorme tumulto ao matar um dos guarda-costas. Matt é perseguido pela segurança e acaba sendo baleado no braço, mas consegue fugir. Penosamente ele chega em seu apartamento, e encontra Elektra tomando banho. Eles simplesmente destroem o quarto...





A relação Elektra-Matt é bastante intensa e eles só se separam quando ela perde o pai. Ela vai embora e Matt volta-se para os estudos em Harvard com seu colega Foggy Nelson, até se formar e se tornar um advogado, tendo que voltar à Nova Iorque.



Mas ele se depara com uma garotinha chamada Mickey, que treinava no mesmo ginásio (agora abandonado) do pai de Matt. Eles se apega à garota, mas o mundo do crime dá sua pitada de tempero... Tráfico de crianças. Quando ela é sequestrada, Matt descobre que o pai da garota pagaria o resgate e decide seguí-lo escondido pelos telhados, dessa vez fazendo aquilo de Stick ensinou: ser sorrateiro e silencioso, usando uma roupa preta e um pano para cobrir seu rosto.




Murdock novamente se vê influenciado pelos seus instintos e parte para a briga com toda a gangue que estava no local usado para tráfico de pessoas, atacando-os violentamente. Nem a polícia consegue deter o vigilante, que se concentra nos sons produzidos pelo sequestrador, seguindo-o até o momento que ele não pode fugir mais. As balas do revolver do criminoso são rechaçadas com a espada do justiceiro mascarado, até que uma ricocheteia e estoura a cabeça do bandido. Estava plantada a lenda do Demolidor.




E é nessa hora que descobrimos que ele acabou cutucando o crime organizado, que está nas mãos do Rei do Crime.



Definitivamente situado em Nova Iorque, mais especificamente na Cozinha do Inferno, Matt abre um escritório de advocacia com Foggy Nelson e passa a fazer parte do dia a dia do local. Ele teve sucesso em sua primeira empreitada, e até mesmo Stick estava convencido do novo status quo do rapaz cego.



Uma inserção é sempre complicada porque trata-se de uma releitura. E essa coleção não é diferente. Diversos pontos não explorados na história original do Demolidor são aprofundados nessa versão, com direito a sangue, violência e muita escuridão (essa última bastante apropriada ao herói). Mas nada como a primeira aparição do uniforme do herói.





E como em todos os casos de ret-cons, há as inconsistências em relação à linha cronológica. Dessa vez, o que causa mais incômodo é a presença de Elektra e a importância dada ao relacionamento dela com Matt Murdock. Elektra apareceria apenas em 1981 no Universo Marvel normal, mas uma visão dela nesse momento agrega um tom dramático ao Demolidor.



http://marvel.wikia.com/wiki/Daredevil:_The_Man_Without_Fear_Vol_1_1
http://marvel.wikia.com/wiki/Daredevil:_The_Man_Without_Fear_Vol_1_2
http://marvel.wikia.com/wiki/Daredevil:_The_Man_Without_Fear_Vol_1_3
http://marvel.wikia.com/wiki/Daredevil:_The_Man_Without_Fear_Vol_1_4
http://marvel.wikia.com/wiki/Daredevil:_The_Man_Without_Fear_Vol_1_5


Publicada no Brasil
Demolidor - O Homem Sem Medo



1 comentários :

Os comentários são moderados.