terça-feira, 10 de abril de 2012

X-Men Vol 1 1 - Setembro/1963


EDIÇÃO ANTERIORARCO / ANOPRÓXIMA EDIÇÃO
X-Men: Children of the Atom03 - SILVER AGE / 1963Amazing Spider-Man 5

Ao ler a primeira história dos X-Men, entendi o quanto é necessário uma introdução. Lee e Kirby simplesmente despejam um monte de informação na cabeça dos leitores de uma só vez, mostrando um novo grupo de heróis, com um líder misterioso e autoritário, um inimigo proveniente da mesma raça...


Enfim, uma série de novas personagens que já começam em meio à ação. Mutantes treinando formas de utilizar seus poderes, guiados pelo Professor X, recebem uma nova componente com o poder da telecinese. Depois de uma série de galanteios, eles são acionados para enfrentar o terrível Magneto. Um mutante que deseja usar seus poderes para causar o mal aos humanos.


Apesar da falta de maiores explicações, esse contexto é conduzido de maneira incrível. O combate é muito bom, intenso, e logo de cara Magneto já mostra que é um vilão difícil de ser derrotado. Percebe-se que muitas historias podem ser contadas. Muitos sites mencionam que Stan Lee criou os mutantes para não ter trabalho de criar uma justificativa para seus poderes. Comodismo que virou sucesso.



A construção dos personagens tem suas peculiaridades. Percebe-se o quanto ainda estavam em desenvolvimento e as idéias ainda eram lançadas de forma despreocupada. Percebe-se que os X-Men ainda tinham que treinar para ouvir os pensamentos de Charles Xavier, o Homem de Gelo tinha o corpo tomado por neve (com um uniforme ridículo composto apenas por "botas") e lançava granadas teleguiadas, o Professor X guiava aviões com a força do pensamento e Magneto controlava o metal mesmo com grandes distâncias entre ele e o objeto.


Outro detalhe interessante é a condução da história na Silver Age. Enquanto nas historias mais recentes o tom é o drama e o suspense, na década de 60 os roteiristas aliviavam a tensão com comedia, piadas entre os personagens, tirarão de sarro e humor. Os flertes com Jean Grey são de deixar qualquer mulher indignada.


http://marvel.wikia.com/X-Men_Vol_1_1

Publicada no Brasil
Biblioteca Histórica Marvel - Os X-Men Vol 1
A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Clássicos n° 1



Cronologia X-Men

Review em vídeo






0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.