quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fantastic Four: First Family - Maio/2006 a Outubro/2006


Edição Anterior
Arco / Ano
Próxima Edição
Fantastic Four 103 - Silver Age / 1962Fantastic Four 2

Essa inserção na Cronologia Lógica Marvel ocupa um lugar mais adequado entre o primeiro e o segundo número do Quarteto Fantástico. Mas ela não é apenas uma nova visão sobre a origem do grupo. Além de trazem uma visão mais sombria, mostrando os heróis confinados logo após retornarem de sua expedição pelo espaço, essa coleção inclui um olhar diferente sobre o relacionamento de Reed e Sue.


O susto que a exposição aos raios cósmicos e os poderes que eles obtiveram após essa radiação são explorados com mais profundidade. Os quatro começam a história confinados em uma base militar, sem o menor controle de seus poderes e sem entender direito o que aconteceu. Uma mistura de culpa, raiva e falta de direção os consome. E o governo também reluta em aceitar essas mutações, ao mesmo tempo que esconde diversos outros segredos.


Com o tempo eles acabam mostrando que querem ajudar e não usar os poderes para o mal. Uma visão mais dramática do que a utilizada por Lee e Kirby no lançamento da revista, quando o mote ainda era a guerra fria e a oposição ocidente - oriente. Os monstros da primeira edição também estão nessa nova roupagem, mas sem o Toupeira. São tratados apenas como monstros e o Quarteto usam essa ameaça para mostrar ao mundo que eles querem ajudar.


Em paralelo, o vilão Franz Stahl ataca Reed psicológicamente, entrando em sua mente e usando seus poderes, também obtidos com raios cósmicos por meio de experiências anteriores. Nesse ponto, a coleção acerta em cheio ao provocar o público com os segredos do país e com os conflitos éticos do grupo. É possível até fazer um paralelo com as atitudes de Johnny Storm logo após o acidente e o caminho que ele segue nas revistas da década de 60, em Strange Tales.


O que fica meio fora de contexto é o relacionamento entre Reed e Sue. Nas revistas do Quarteto Fantástico não se nota tanta tensão amorosa entre os dois. Principalmente quando Namor estava na jogada. Em First Family, essa relação é muito explorada e tem papel fundamental na resolução da história. Joey Casey, o escritor dessa coleção, acertou em quase tudo.

http://marvel.wikia.com/Fantastic_Four:_First_Family_Vol_1

Publicada no Brasil
Quarteto Fantástico Anual n° 1






2 comentários :

  1. É.. na minha interpretação não é uma história que intuito de estar na cronologia.. é mais uma reformulação mais madura (tipo ultimate)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um exemplo de inserção, que trata de uma realidade alternativa. Muito mais uma exploração das personalidades...

      Excluir

Os comentários são moderados.