segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cronologia + Flashback = Cronologia?

Como já disse anteriormente aqui no Cronologia Lógica Marvel, há diversas maneiras de ler e acompanhar a evolução do Universo Marvel. Tenho optado por seguir uma linha cronológica baseada na época em que as histórias se encaixam e não somente na data de publicação.


Dessa forma, incluí edições de Sgt Fury and his Howling Commandos publicadas em 1963 antes das histórias do Quarteto Fantástico de 1962. Incluí também o que tenho chamado de Inserções, com edições mais novas que recontam algum momento já explorado, mas com outros olhos, ou ainda contam alguma história sem uma época definida, mas que se encaixa bem (pelo menos em minha opinião) no momento da leitura explorado, como por exemplo com a história de Loki.

Mas é difícil manter uma linha lógica do tempo. Com Thor, tive que incluir uma época atemporal e inferir uma linha de crescimento do personagem, contando o que para mim é importante conhecer da mitologia nórdica, antes de mostrar as primeiras histórias do Deus do Trovão, que surgirão nos próximos posts. Por essa razão, não tenho a pretensão de chamar a Cronologia Lógica Marvel de perfeita.

Ela depende de preferências, opiniões e até pode ser observada de maneira diferente em outros sites que tenho o prazer de acompanhar, facilmente encontrados no Google. E, em alguns momentos, me deparo com uma dúvida para montar a sequência lógica que quero passar à vocês.

No próximo post teremos a volta de um personagem explorado em uma época anterior à que exploro na Cronologia Lógica. Estou em 1960 e esse personagem não aparece desde os anos 50. Porém, a explicação desse sumiço só aparece em edições futuras. Escolhi nesse momento seguir a ordem de publicação e deixar essa explicação para um flashback, quando for a hora.

Se discordarem, desculpem-me e sintam-se à vontade para comentar. Ficaria muito honrado em conhecer pontos de vista diferentes!

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.