sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Thor Son of Asgard Vol. 1: The Warriors - Maio/2004 a Setembro/2004


Edição Anterior
Arco / Ano
Próxima Edição
Thor: Tales of Asgard 102 - Hero GapThor Son Of Asgard Vol. 2: Worthy

Incluí esse encadernado no meio das edições de Tales of Asgard porque ele detalha um dos contos da publicação anterior da Cronologia Lógica Marvel. Fiquei em dúvida entre classificar essa publicação como parte da cronologia ou como inserção, mas optei pela primeira opção, visto que tem um contexto importante na construção do herói.


O detalhamento do conto que mostra como Thor conseguiu ser digno de empunhar o martelo Mjolnir acontece de verdade na segunda parte de "Son of Asgard". Nessa primeira edição, conhecemos a juventude de Thor, os primeiros reconhecimentos de Odin, seu pai, e a amizade de Sif e Balder. Conhecemos também mais profundamente Loki, leio irmão de Thor, que já havia sido caracterizado como mal intencionado nos contos de Asgard.

Nesse primeiro encadernado, que traz as seis primeiras edições originalmente publicadas em 2004, vemos muito da amizade entre Thor, Sif e Balder, ainda mostrando um Thor imaturo e precipitado, mais preocupado com seu futuro que com seus amigos próximos. É um questionamento sobre os princípios morais do herói. Mas mostra bem a origem dele.

http://marvel.wikia.com/Thor_Son_of_Asgard_Vol_1_1

Publicada no Brasil
Coleção Pocket Panini Vol 1







11 comentários :

  1. O fato de Sif ser morena nessa série não contradiz o fato de que ela era loira antes e seus cabelos ficaram pretos por uma traquinagem de Loki em um dos Contos de Asgard ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saga, na verdade não... Sif aparece pela primeira vez nos "Contos de Asgard", ainda loira, na edição catalogada imediatamente antes dessa (vide menu no começo da postagem). E para falar a verdade, já ouvi sobre essa traquinagem do Loki, mas nunca a encontrei para ler. Por essa razão, ainda não coloquei nada sobre esse detalhe aqui. Aliás, se você souber a referência, manda aí, plz!
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Eu não sei a história/revista exata aqui. Mas li em uma das Herois da TV. Mas eu sou mais exigente e digo que na história que ela ainda era loira, Thor já era fisicamente mais velho e ela já era uma paquera dele, ao contrário da situação de Son of Asgard, já que vocÊ não leu a revista em si, eu vou tentar acha-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saga, se você achar, comenta aqui. Vai ser uma boa conhecer! A Marvel tem uma serie de detalhes que "furam" a cronologia, mas essa ordem é a mais aceita nos sites especializados. Quero conhecer essa história!

      Excluir
  3. Achei a revista.

    No Brasil saiu em Grandes Heróis # 5.
    Sendo que quando a procurei não achei, a achei aqui por acaso, haha, não lembrava que era essa, pois essa revista eu ia atrás para ver a história do C-O-N-A-N e não as do Thor. Essa revista publicou o lendário confronto Conan vs Thor. Nessa revista Lady Sif é loira, a Abril chamou a história de "A Saga de Thor", tem coisas importantes nela como a primeira vez que Thor se utiliza do Mjolnir.

    Segundo o Guia dos Quadrinhos, a Saga de Thor
    A saga de Thor:- Personagens: Odin, Loki, Sif, Thor . Roteiro: Alan Zelenetz . Desenho: Bob Hall . Publicada originalmente em THOR ANNUALl (1966) N° 11/1983

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!!! Vou pesquisar qual a história original para conhecer... Afinal, aqui no Brasil eles mudaram muita coisa e vale a pena pesquisar a original! Valeu pela informação!!!

      Excluir
  4. Tem uma revista onde Thor luta com Hércules, "Blood Oath", como se passa no passado, seria interessante saber onde poderia ser encaixada. Mas uma grande dúvida minha foi onde se encaixa o ERAS DO TROVÂO

    "Eras do Trovão" e "Reinado de Sangue", são histórias recentes que sairam com a pretensão de mostrar o passado de Thor. Nos últimos anos a Marvel anda escavacando muito o passado de Thor, a saga Fear Itself por exemplo inventava um tal de "Serpente" e o punha como irmão de Odin que originalmente deveria ser o verdadeiro Pai de Todos e Rei de Asgard, a tendência neste caso são os reboots se acumularem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saga, esse Blood Oath eu desisti de incluir na cronologia pois ele se amarraria com a volta do Homem Absorvente que ocorre em JIM 120 (essa história viria antes) mas o encaixe depois da história seria complicado. Talvez depois eu inclua a história se eu encontrar algum lugar melhor.
      Quanto às outras que você mencionou, ainda não li. Por serem mais novas, estão ficando no "estoque"... Mas vou ler e analisar.

      Excluir
  5. O que fazer com essas histórias que forem "ficando de fora" ?
    Criar uma categoria de "Outras Histórias" que encaixem por aquele período aproximado?

    Meditemos nesse tipo de problema....
    Em anime, são contadas histórias fora da cronologia, mas ainda alinhadas de alguma forma a timeline da série. Por exemplo, é lançado um filme dos Cavaleiros do Zodíaco, ele não encaixa com a cronologia feita pela série de TV (entre as Sagas das 12 Casas e Asgard), por outro lado ele usa de armaduras antigas ainda, faz referências a dados do anime e tem o próprio local chamado "Asgard" no roteiro. Então embora o filme seja fora da continuidade da série, deve ser assistido entre o episódio 73 (fim das 12 Casas) e o episódio 74 (começo de Asgard) da série animada.

    Ainda falando em CDZ (que é algo que conheço bem e) tem uma tremendamente cronologia bagunçada, abaixo montei seus quadrinhos e animações em uma ordem lógica :

    Lost Canvas > Episódio G > Série Clássica e seus filmes > Prologo do Céu > Next Dimension > Omega

    Maioria do que é citado acima tem cronologias próprias, (dentro do que eu chamaria de "multiverso" CDZ), mas não deixam de ter referências temporais: o Episódio G de Megumo Okada tem uma trama que se auto-posiciona 6 anos antes da Clássica Batalha das Doze Casas escrita pelo autor original Masami Kurumada, por sua vez o Lost Canvas de Shiori Teshimori se diz passar 243 anos antes. Enquanto que a recém lançada animação chamada de Omega feita diretamente pela Toei Animation se afirma a passar 20 anos no futuro em relação as 12 Casas, e assim o universo vai sendo expandido embora a cronologia vá sendo cagada.

    Falando nisso, deve ser por isso que você diz cronologia LÓGICA, quer dizer, as hqs estão ordenadas, o que não significa que a cronologia de todas elas sejam realmente coerentes entre si, depois de tantos anos e tantos roteiristas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é i espírito! Como é um trabalho que depende muito da memória, por causa de certos detalhes que podem fazer a diferença, prefiro ir deixando de lado algumas historias para verificar um momento mais adequado para inclui-lad
      E, claro, a minha lógica pode não ser a de outras pessoas, mas é por isso que gosto de ver os comentários... Sempre trazem outras formas de enxergar as coisas!
      Valeu, Saga!

      Excluir
  6. Refrisando e especificando as revistas que eu tinha citado:


    - THOR ANNUAL N° 11/ 1983 - (Grandes Heróis Marvel # 5 no Brasil)
    "A saga de Thor": Roteiro: Alan Zelenetz . Desenho: Bob Hall .

    - THOR BLOOD OATH # 1 - 6 /2005 - (Os Novos Vingadores # 26 - 31 da Panini, no Brasil)
    "Juramento de Sangue"

    - "Eras do Trovão" - Junho, 2008: http://marvel.wikia.com/Thor_Ages_of_Thunder_Vol_1_1
    "Reinado de Sangue" Agosto, 2008 : http://marvel.wikia.com/Thor_Reign_of_Blood_Vol_1_1
    "Guerreiro" Janeiro, 2009 : http://marvel.wikia.com/Thor:_Man_of_War_Vol_1_1
    (No Brasil, Marvel Especial # 15: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/marvel-especial-n-15/ma01102/81605)

    Assim está melhor.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.