segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Marvel Basics

Como não achei em nenhum lugar na internet brasileira um guia como esse, me inspirei nos sites MARVEL GENESISCOMPLETE MARVEL READING ORDERSUPER MEGA MONKEY'S MARVEL COMICS CHRONOLOGY para criar o Cronologia Lógica Marvel.

Apoiado pelo pessoal da EQUIPE "ERA DE PRATA" MARVEL, e pelos meus amigos Aquiles e Nano, além do pessoal do Arte HQs e do Marvete Sempre, vou postar uma ordem lógica para ler quadrinhos da Marvel de forma a guiar aqueles que, como eu, acompanham o Universo Marvel e os grandes heróis que fazem parte desse mundo, desde a década de 60.

Um dos caminhos para montar a cronologia é ler as revistas baseando-se na data de publicação. Outra forma muito interessante é incluir revistas publicadas em outras épocas, mas que trazem histórias que se passam na época das revistas antigas (os chamados ret-cons), considerando dessa forma a passagem do tempo implantada dentro das histórias.

Exemplificando, enquanto o Capitão América enfrentava os comunistas nos EUA em suas revistas de 1940, Magneto passava sua juventude em Auschwitz, nos campos de concentração de judeus na Polônia, de acordo com a publicação "X-Men: Magneto Testament" de 2008-2009. Outro exemplo são as histórias da revista "Untold Tales of Spider-Man" (Arquivos Secretos do Homem Aranha, aqui no Brasil), publicada originalmente em 1995-1997, com histórias que se encaixam entre as aventuras contadas na revista "Amazing Spider-Man" de 1963.

Esse enfoque é interessante pois permite construir alguns personagens misturando pontos de vista diferentes numa ordem cronológica adequada. Com isso, se evitam os vícios que eram cometidos na época clássica, onde os heróis enfrentavam os vilões e já solucionavam tudo em pouco mais de 10 páginas.

Outro ponto à considerar são as Inserções. Considero nessa categoria, revistas que recontam uma história, abordando outros aspectos ou aprofundando detalhes e explorando melhor um momento, porém dessa vez concorrendo com a história original. Como exemplo, temos a primeira edição do Demolidor (Daredevil, 1964) e a edição de colecionador "Daredevil: The Man Without Fear" (1993-1994), que trabalha de forma muito mais detalhada a origem do personagem. Vou incluir essas revistas na Cronologia indicando no título do post que as edições podem ser desprezadas da cronologia, caso queiram seguir a ordem original de publicação (ou com a tag Inserções), mas ao mesmo tempo são excelentes histórias.


As atualizações serão de acordo com a leitura das edições originais, trazendo comentários e impressões sobre as revistas, com reproduções de capas e links interessantes quando for o caso.

Comentários, sugestões e indicações serão bem vindos.

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários são moderados.